ENSINO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO TEXTO “UMA VELA PARA DARIO”

Autores

  • Sílvio Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i2.190

Palavras-chave:

Leitura, Interpretação de Textos, Construção do Sentido

Resumo

As atividades de leitura e interpretação de textos desenvolvidas em sala de aula seguem uma perspectiva decodificadora. Aos alunos são propostas questões cujas respostas são de fácil identificação no texto, não oferecendo desafios. A partir disso, este artigo apresenta a prática de ensino de dois professores de uma escola pública a partir de atividades de leitura e interpretação, elaboradas por eles, do texto Uma Vela para Dario. Observamos se os professores partiram de uma prática decodificadora de leitura, ou se apresentaram uma visão de leitura como um processo no qual deve ser construído um sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvio Ribeiro da Silva,, Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí

Doutorando em Lingüística Aplicada/UNICAMP –Docente CAJ/UFG

Downloads

Como Citar

SILVA, Sílvio Ribeiro da. ENSINO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO TEXTO “UMA VELA PARA DARIO”. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/rir.v1i2.190. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20327. Acesso em: 12 nov. 2024.