ÉTICA E MORAL NO ENSINO A DISTÂNCIA: AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE LECIONAM NA MODALIDADE EaD SOBRE ETICIDADE E MORALIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA EDUCAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES SÓCIOECONÔMICAS

Autores

  • WANDERLEY BRUM UNIAVAN

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i2.75083

Resumo

Divulgamos os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as percepções de 15 professores que lecionam na modalidade EaD, no vale do Itajaí, Santa Catarina, sobre ética e moral no ensino a distância durante suas explanações, de modo virtual, sobre o tema educação. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e imagens. No campo da análise, são três horizontes: a gênese da ética e da moral, o melhoramento humano e as manifestações dos professores em situações de inquietações. De modo amplo, verificou-se que os professores apresentam aspectos importantes que caracterizam o tema educação no ato docente, como a reflexão, prestigiando os registros oferecidos pela comunidade em geral. No entanto, existem professores que demonstram compreensão equivocada de ética e moral no campo da Educação, confundido aspectos básicos como propriedades e características da ética, moral e educação. Verificamos que os professores apresentam ideias relacionadas a “utilizar a ética no ato docente”, porém, ainda encontram dificuldades em efetivar, nas salas de aula, um processo de formação ético moral.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

BRUM, WANDERLEY. ÉTICA E MORAL NO ENSINO A DISTÂNCIA: AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE LECIONAM NA MODALIDADE EaD SOBRE ETICIDADE E MORALIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA EDUCAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES SÓCIOECONÔMICAS. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i2.75083. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/75083. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres