ÉTICA E MORAL NO ENSINO A DISTÂNCIA: AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE LECIONAM NA MODALIDADE EaD SOBRE ETICIDADE E MORALIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA EDUCAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES SÓCIOECONÔMICAS
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v19i2.75083Resumo
Divulgamos os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as percepções de 15 professores que lecionam na modalidade EaD, no vale do Itajaí, Santa Catarina, sobre ética e moral no ensino a distância durante suas explanações, de modo virtual, sobre o tema educação. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e imagens. No campo da análise, são três horizontes: a gênese da ética e da moral, o melhoramento humano e as manifestações dos professores em situações de inquietações. De modo amplo, verificou-se que os professores apresentam aspectos importantes que caracterizam o tema educação no ato docente, como a reflexão, prestigiando os registros oferecidos pela comunidade em geral. No entanto, existem professores que demonstram compreensão equivocada de ética e moral no campo da Educação, confundido aspectos básicos como propriedades e características da ética, moral e educação. Verificamos que os professores apresentam ideias relacionadas a “utilizar a ética no ato docente”, porém, ainda encontram dificuldades em efetivar, nas salas de aula, um processo de formação ético moral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.