Perfil epidemiológico de pacientes HIV positivos coinfectados com o Toxoplasma gondii, Citomegalovírus e Trypanosoma cruzi
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v17i1.62670Resumo
Este trabalho teve como objetivo determinar o perfil epidemiológico e características associadas de pacientes HIV positivos coinfectados com o Toxoplasma gondii, Citomegalovírus e Trypanosoma Cruzi, cadastrados e/ou acompanhados no Serviço de Assistência Especializada (SAE). Um estudo descritivo transversal, por meio de análise documental das anotações de consultas realizadas e documentadas em prontuário pela equipe multiprofissional de 323 prontuários cadastrados e/ou em acompanhamento, provenientes de dez municípios pertencentes a Regional de Saúde, com cadastro no SAE de um município do Sudoeste Goiano, com coleta de dados entre os meses de junho e novembro de 2016 no Serviço de Assistência Especializada. Do total de sorologias analisadas, observou-se prevalência de coinfecção de 70% (226) para Toxoplasma gondii, 87% (281) citomegalovírus e 1,9% (06) Trypanosoma Cruzi. As coinfecções estiveram relacionadas ao gênero, faixa etária e estado civil. Os resultados desta investigação poderão contribuir no planejamento e implementação de ações de saúde, orientando medidas preventivas para grupos vulneráveis à coinfecção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.