Desenvolvendo estratégia de educação permanente em saúde e reconstruindo práticas em unidade de terapia renal substitutiva
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v17i1.62656Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever e analisar o desenvolvimento de uma estratégia de educação permanente em saúde (EPS) na unidade de terapia renal substitutiva (TRS) utilizando a metodologia da problematização (MP). Pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, embasada na MP, como proposta no Arco de Maguerez. No desenvolvimento das atividades, os participantes definiram como problema a insuficiência de padronização de atendimento multiprofissional ao paciente em TRS. Os pontos-chave a serem investigados, tais como experiências de outras instituições, organização da linha de cuidados à luz da legislação e competências específicas próprias dos profissionais componentes da equipe, efetuaram-se na etapa de teorização. Posteriormente foram formuladas hipóteses de solução como estabelecimentos de protocolos, construção de termo de consentimento livre e esclarecido e realização de reuniões multiprofissionais para discussão de casos e definição de plano de cuidado coletivo. As propostas de solução mais viáveis foram selecionadas para serem aplicadas na prática e ajudar na superação do problema. Os participantes puderam vivenciar a MP, refletir sobre suas práticas, praticar a tomada de decisão compartilhada na unidade com base na viabilidade das propostas, permitindo avanços repensando e reconstruindo a realidade para melhoria dos serviços oferecidos por meio da EPS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.