Tribunal de ética: estratégia para o empoderamento da equipe de enfermagem

Autores

  • Darine Sabbadin Lemes Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Raiane da Silva Arantes Ferreira Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí
  • Wigney Júnior Carvalho Gonzaga Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí
  • Mariane Cordeiro e Castro Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí
  • Gabriela Katrinny Avelar Oliveira Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí
  • Giovanna Faustino Santos Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí
  • Sarah Gomes Rodrigues Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí
  • Marise Ramos de Souza Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí
  • Cristiane José Borges Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i3.60955

Resumo

O cuidado em enfermagem deve ser pautado por um conjunto de práticas sociais, políticas e éticas. No que se refere a esta última, os trabalhadores desta categoria possuem o código de ética dos profissionais de enfermagem, como um eixo norteador para que estes possam prestar uma assistência qualificada e segura ao ser humano. Nessa perspectiva, objetivou-se relatar a experiência vivenciada pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí na implementação de uma atividade educativa, com uso de metodologia ativa, sobre os fundamentos éticos dos profissionais de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, que discorre sobre o projeto de extensão intitulado “Tribunal de ética: estratégias para o empoderamento da equipe de enfermagem,” o qual adotou o uso da metodologia ativa, como recurso didático para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos participantes. O projeto foi desenvolvido entre os meses de outubro e dezembro de 2018. A atividade contou com a presença de 30 participantes, entre eles: alunos do curso técnico e superior e profissionais de enfermagem que atuavam nas instituições públicas e/ou privada do município em estudo. No processo de desenvolvimento da intervenção educativa observou-se a participação ativa dos presentes, sendo perceptível que a discussão dos preceitos éticos a partir de situações baseadas em fatos reais favoreceu para o envolvimento dos integrantes do grupo com verbalizações e troca de experiências e reflexões dos casos apresentados e/ou analisados, o que oportunizou um aprofundamento da temática estudada. A experiência extensionista evidenciou a imprescindibilidade de rever a formação dos alunos, no que diz respeito aos princípios éticos e a inevitabilidade do uso da metodologia ativa, a fim de promover o ensino-aprendizagem de maneira significativa bem como, a importância em desenvolver projetos de extensão voltados para os profissionais de enfermagem.

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Biografia do Autor

Darine Sabbadin Lemes, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Raiane da Silva Arantes Ferreira, Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Wigney Júnior Carvalho Gonzaga, Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem e Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Mariane Cordeiro e Castro, Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Gabriela Katrinny Avelar Oliveira, Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Giovanna Faustino Santos, Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Sarah Gomes Rodrigues, Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Marise Ramos de Souza, Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) - Enfermagem UFG- Regional Jataí.

Cristiane José Borges, Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Professora Colaboradora do Programa de Educação Tutorial (PET) - UFG - Regional Jataí.

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Publicado

2019-11-26

Como Citar

LEMES, Darine Sabbadin; FERREIRA, Raiane da Silva Arantes; GONZAGA, Wigney Júnior Carvalho; CASTRO, Mariane Cordeiro e; OLIVEIRA, Gabriela Katrinny Avelar; SANTOS, Giovanna Faustino; RODRIGUES, Sarah Gomes; SOUZA, Marise Ramos de; BORGES, Cristiane José. Tribunal de ética: estratégia para o empoderamento da equipe de enfermagem. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 3, p. 01–14, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i3.60955. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/60955. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Ambiental e Saúde