Perfil e prevalência de lesões osteomusculares de praticantes de exercício físico supervisionado em academias

Autores

  • Daniel Cortes Beretta Docente do curso de Biomedicina da Universidade Federal de Goiás e Chefe da UAECISAU (UFG/REJ)
  • Camila Fernandes da Costa Bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás/REJ
  • Chaysther de Andrade Lopes Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG/REJ)
  • Sabrina Tofolli Leite Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás e Sub-Chefe da UAECISAU (UFG/REJ)
  • David Michel de Oliveira Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG/REJ)
  • Rênica Alves de Morais Rocha Mestra do Programa de Ciências aplicadas a Saúde da Universidade Federal de Goiás (UFG/REJ)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i3.60841

Resumo

a prática regular de exercícios físicos é importante estratégia para melhora da aptidão física e melhora da saúde, entretanto quando não executados com métodos adequados resultam em lesões osteoarticulares. O objetivo deste estudo foi Identificar o perfil de praticantes de exercício físico supervisionado e verificar a prevalência de lesões osteomusculares. Este estudo descritivo foi realizado em academias de ginástica da cidade de Jataí-GO. A análise foi realizada por meio da aplicação de um questionário padrão estruturado, que abordou sobre idade, sexo, atributos físicos, hábitos de atividades físicas e percepção de lesões. Foi aplicado um total de 200 questionários. Após tabulados os dados foram submetidos à análise estatística pelo programa IBM SPSS Statistics versão 2.0 e realizado o teste do Qui quadrado com o recurso da análise de V de Cramer para avaliar as possíveis relações entre as variáveis. Dos 200 entrevistados apenas 33 responderam terem tido tendinite. A dor foi o principal sintoma relatado pelos entrevistados com tendinite. Os exercícios realizados de maneira adequada e bem orientados refletiram-se na ausência de dor e lesões. Porém, quando praticados de maneira errônea e com excesso de sobrecarga resultaram em lesões como a tendinite. A partir disso, enfatiza-se a importância do conhecimento e detecção da doença por parte dos praticantes de musculação para que possam procurar ajuda médica prévia, realizar o devido tratamento e evitar o afastamento momentâneo ou definitivo das atividades físicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-17

Como Citar

BERETTA, Daniel Cortes; COSTA, Camila Fernandes da; LOPES, Chaysther de Andrade; LEITE, Sabrina Tofolli; OLIVEIRA, David Michel de; ROCHA, Rênica Alves de Morais. Perfil e prevalência de lesões osteomusculares de praticantes de exercício físico supervisionado em academias. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 16, n. 3, p. 01–19, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i3.60841. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/60841. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Educação Física: Esporte e Saúde