Importância do registro de enfermagem para evitar a glosa na auditoria: uma revisão integrativa

uma revisão integrativa

Autores

  • Cácia Régia de Paula
  • Carita Cristina Sousa Silva
  • Lucila Pessuti Ferri
  • Bruno Bordin Pelazza
  • Raul Henrique Oliveira Pinheiro Unicentro
  • Edla Carla da Silva Batista
  • Mônica Santos Amaral

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i3.59470

Resumo

As instituições públicas e privadas têm investido constantemente na auditoria de custos, comparando se os serviços prestados são semelhantes aos cobrados durante auditoria. Neste contexto se insere a importância da equipe de enfermagem relacionados ocasionados na assistência à saúde. O objetivo desta revisão foi identificar a produção científica que discorrem acerca dos motivos de registros imprecisos da equipe de enfermagem nos prontuários que ocasionam a glosa nas auditorias de enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa acerca dos motivos de registros imprecisos da equipe de enfermagem nos prontuários que ocasionam a glosa nas auditorias de enfermagem. Os estudos foram identificados por meio de busca eletrônica no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), no período de fevereiro a abril de 2019. Foram identificados 146 artigos para leitura do resumo e/ou texto completo, 136 foram excluídos por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade, 10 estudos foram incluídos. Foi possível observar nos trabalhos incluídos o enfoque no planejamento/gerenciamento estratégico aliado a educação como essencial para evitar glosas, sendo a educação continuada não só da equipe de enfermagem bem como gestores no âmbito hospitalar afim de reduzir erros e custeios no que se refere aos gastos relacionados à saúde. Além do planejamento de gestão, o trabalho do profissional enfermeiro e sua equipe foi o enfoque de vários trabalhos nesta revisão citando a importância nas anotações de enfermagem, além do gerenciamento da assistência que influencia não somente na questão das glosas, mas também no atendimento ao paciente de forma adequada. Os principais equívocos nos registros de enfermagem que levam a glosa de faturamentos pela auditoria de enfermagem em prontuários decorrem da deficiência no gerenciamento/planejamento dos gestores e na carência de atividades educativas, porém, são necessários estudos futuros com maior abrangência e qualidade metodológica para elucidar melhor essa temática.

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Publicado

2019-11-25

Como Citar

DE PAULA, Cácia Régia; SILVA, Carita Cristina Sousa; FERRI, Lucila Pessuti; PELAZZA, Bruno Bordin; PINHEIRO, Raul Henrique Oliveira; BATISTA, Edla Carla da Silva; AMARAL, Mônica Santos. Importância do registro de enfermagem para evitar a glosa na auditoria: uma revisão integrativa: uma revisão integrativa. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 3, p. 01–13, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i3.59470. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/59470. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Ambiental e Saúde