A performance e o conforto térmico nas salas de aulas do centro de ensino médio em período integral da escola José Feliciano da Ferreira – Jataí de GO.

Autores

  • Alexandre Rodrigues de Melo, ARM Instituto Federal de Goiás
  • Paulo Freitas Gomes, PFG Regional Jataí/UFG
  • José Sílvio de Oliveira, JSO Regional Jataí/UFG http://orcid.org/0000-0002-3600-3655

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.58217

Resumo

A cidade de Jataí, no sudoeste de Goiás, apesar de apresentar temperatura agradável no período noturno e madrugada, tem causado desconforto, nas estações de primavera e verão, nas salas de aula da escola CEPI José Feliciano Ferreira no período diurno, onde os alunos estudam em período integral. As temperaturas podem chegar a 41º C no meio do dia, causando transtorno como sonolência

A cidade de Jataí, no sudoeste de Goiás, apesar de apresentar temperatura agradável no período noturno e madrugada, tem causado desconforto, nas estações de primavera e verão, nas salas de aula da escola CEPI José Feliciano Ferreira no período diurno, onde os alunos estudam em período integral. As temperaturas podem chegar a 41º C no meio do dia, causando transtorno como sonolência e cansaço, prejudicando a aprendizagem dos estudantes, uma vez que na instituição não há um sistema de refrigeração e muitos professores precisam levar os alunos para o pátio com o intuito de amenizar essa sensação, provocando atrasos e acometendo a qualidade, pois o ambiente não é adequado à aprendizagem dos discentes. Diante desse problema propõe-se a disciplina eletiva Jovens Cientistas, e cria-se um grupo de jovens pesquisadores para sugerir uma alternativa para amenizar o desconforto térmico nas salas de aula. A pesquisa é desenvolvida com recursos próprios do grupo e partindo do objetivo da eletiva que é instruí-los a desenvolver pesquisa e prepará-los para a formação científica na universidade. Os jovens cientistas propõem três alternativas com base em observação e experimentos comprovando a eficácia e viabilidade dos resultados mostrados.

e cansaço, prejudicando a aprendizagem dos estudantes, uma vez que na instituição não há um sistema de refrigeração e muitos professores precisam levar os alunos para o pátio com o intuito de amenizar essa sensação, provocando atrasos e acometendo a qualidade, pois o ambiente não é adequado à aprendizagem dos discentes. Diante desse problema propõe-se a disciplina eletiva Jovens Cientistas, e cria-se um grupo de jovens pesquisadores para sugerir uma alternativa para amenizar o desconforto térmico nas salas de aula. A pesquisa é desenvolvida com recursos próprios do grupo e partindo do objetivo da eletiva que é instruí-los a desenvolver pesquisa e prepará-los para a formação científica na universidade. Os jovens cientistas propõem três alternativas com base em observação e experimentos comprovando a eficácia e viabilidade dos resultados mostrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Sufoco térmico?

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

DE MELO, Alexandre Rodrigues; GOMES, Paulo Freitas; DE OLIVEIRA, José Sílvio. A performance e o conforto térmico nas salas de aulas do centro de ensino médio em período integral da escola José Feliciano da Ferreira – Jataí de GO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 01–08, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.58217. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/58217. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres