Pesquisa translacional do ensino superior no campo das ciências da saúde
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.56988Resumo
A pesquisa translacional surge em um contexto de superespecialização das atividades de pesquisa científica, que trazem a necessidade de maior comunicação entre as áreas básica e clínica. O presente artigo procura elucidar a importância do incentivo à pesquisa translacional por parte do docente no ensino superior no campo das ciências da saúde com intuito de demonstrar a sua eficácia na formação profissional. Neste sentido, a pesquisa translacional assume relevância preponderante para a formação acadêmica de graduandos e pós-graduandos da área da saúde. O objetivo dessa investigação foi mostrar por meio de uma revisão bibliográfica da literatura científica vigente, a importância do incentivo à pesquisa translacional nos cursos de ensino superior por parte do docente da área da saúde e os principais impactos na formação profissional. Como métodos, foi realizado um estudo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica a partir de material já elaborado, constituído de artigos científicos e livros especializados. Como resultados, demonstrou-se que o incentivo à investigação translacional é a forma mais rápida para que a informação científica seja transmitida tanto para a investigação clínica quanto para a prática assistencial dos profissionais. Concluiu-se que o incentivo a pesquisa translacional configura-se como essencial para prática profissional e este deve estar vinculado a prática pedagógica dos docentes na formação inicial ou continuada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.