ACOLHER MAIS: RECEPÇÃO DOS CALOUROS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Micaela Souza Santos Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Araceli Rezende Farias Chaves Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Raiane da Silva Arantes Ferreira Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Samantha Ferreira da Costa Moreira Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Marise Ramos de Souza Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Cristiane José Borges Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i4.55004

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Relatar a experiência vivenciada por petianos na implementação de uma atividade de recepção, acolhedora e humanizada, aos calouros do Curso de Graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, tipo relato de experiência. A ação foi desenvolvida com 20 ingressantes no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí, no ano de 2017. Observou-se que a maioria (80%) dos participantes eram do sexo feminino, com idade entre 17 e 27 anos, estado civil solteiro e provenientes do município de Jataí-Go. Os dados evidenciaram que o ato de adentrar no contexto universitário é marcado por insegurança, medo e inúmeras dúvidas, as quais puderam ser minimizadas com o desenvolvimento da atividade de extensão em questão. Constatou-se que 100% dos discentes consideraram que recepção foi humanizada e acolhedora, sendo essencial que aconteça, anualmente, na entrada de novos estudantes, pois configura como um espaço importante de interação, que pode influenciar de maneira significativa para a permaneça dos alunos no curso e na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micaela Souza Santos, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem UFG/Regional Jataí.

Araceli Rezende Farias Chaves, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Egressa do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem UFG/Regional Jataí.

Raiane da Silva Arantes Ferreira, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem UFG/Regional Jataí.

Samantha Ferreira da Costa Moreira, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Profa. Ms. do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí.

Marise Ramos de Souza, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Profa. Dra. do Curso de Graduação em Enfermagem UFG/Regional Jataí. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem/Regional Jataí.

Cristiane José Borges, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Profa. Dra. do Curso de Graduação em Enfermagem UFG/Regional Jataí. Colaboradora do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem/Regional Jataí.

Referências

BOFF, L. Virtudes para um outro mundo possível: Convivência, respeito e tolerância. Petrópolis: Vozes, 2006.

COSTA, R.A.C. et al. Recepção cidadã: uma experiência de construção de relações humanizadas visando à permanência e êxito estudantil no IFTM Campus Uberlândia. In: MARTINS, A.P. et al. (org). Processos e práticas de ensino no IFTM: o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes. Uberaba: Instituto Federal do Triângulo Mineiro, 2017. p.79-92.

CORREA, A. K. et al. Perfil de estudantes ingressantes em licenciatura: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 45, n. 4, p. 933-938, 2011 .

CUNHA, Y. F. F.; SOUSA, R. R. Gênero e enfermagem: um ensaio sobre a inserção do homem no exercício da enfermagem. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 13, n. 3, p. 140-9, 2016.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

SPINDOLA, T; MARTINS, E.R.C; FRANCISCO, M.T.R. Enfermagem como opção: perfil de graduandos de duas instituições de ensino, Brasília, v. 61, n.2, p.164-169, 2008.

SANTOS, M. M. C.; PERAZOLLO, O. A.; PEREIRA, S. A hospitalidade numa perspectiva coletiva o corpo coletivo acolhedor. In: SANTOS, M. M. C.; BAPTISTA, I. (org.). Laços sociais: por uma epistemologia da hospitalidade. Caxias do Sul: Educs, 2014. p. 49-63.

TEIXEIRA, M. A. P. et al. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n. 1, p. 185-201, 2008.

TAO, S. et al. Social support: Relations to coping and adjustment during the transition to university in the People’s Republic of China. Journal of Adolescent Research, v. 15, n. 1, p. 123-44, 2000.

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

SOUZA SANTOS, Micaela; REZENDE FARIAS CHAVES, Araceli; DA SILVA ARANTES FERREIRA, Raiane; FERREIRA DA COSTA MOREIRA, Samantha; RAMOS DE SOUZA, Marise; BORGES, Cristiane José. ACOLHER MAIS: RECEPÇÃO DOS CALOUROS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 4, p. 01–12, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i4.55004. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/55004. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Saúde [Dossiê de Enfermagem]