ACOLHER MAIS: RECEPÇÃO DOS CALOUROS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i4.55004Palavras-chave:
Enfermagem, Estudantes de EnfermagemResumo
Relatar a experiência vivenciada por petianos na implementação de uma atividade de recepção, acolhedora e humanizada, aos calouros do Curso de Graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, tipo relato de experiência. A ação foi desenvolvida com 20 ingressantes no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí, no ano de 2017. Observou-se que a maioria (80%) dos participantes eram do sexo feminino, com idade entre 17 e 27 anos, estado civil solteiro e provenientes do município de Jataí-Go. Os dados evidenciaram que o ato de adentrar no contexto universitário é marcado por insegurança, medo e inúmeras dúvidas, as quais puderam ser minimizadas com o desenvolvimento da atividade de extensão em questão. Constatou-se que 100% dos discentes consideraram que recepção foi humanizada e acolhedora, sendo essencial que aconteça, anualmente, na entrada de novos estudantes, pois configura como um espaço importante de interação, que pode influenciar de maneira significativa para a permaneça dos alunos no curso e na universidade.Downloads
Referências
BOFF, L. Virtudes para um outro mundo possível: Convivência, respeito e tolerância. Petrópolis: Vozes, 2006.
COSTA, R.A.C. et al. Recepção cidadã: uma experiência de construção de relações humanizadas visando à permanência e êxito estudantil no IFTM Campus Uberlândia. In: MARTINS, A.P. et al. (org). Processos e práticas de ensino no IFTM: o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes. Uberaba: Instituto Federal do Triângulo Mineiro, 2017. p.79-92.
CORREA, A. K. et al. Perfil de estudantes ingressantes em licenciatura: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 45, n. 4, p. 933-938, 2011 .
CUNHA, Y. F. F.; SOUSA, R. R. Gênero e enfermagem: um ensaio sobre a inserção do homem no exercício da enfermagem. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 13, n. 3, p. 140-9, 2016.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
SPINDOLA, T; MARTINS, E.R.C; FRANCISCO, M.T.R. Enfermagem como opção: perfil de graduandos de duas instituições de ensino, Brasília, v. 61, n.2, p.164-169, 2008.
SANTOS, M. M. C.; PERAZOLLO, O. A.; PEREIRA, S. A hospitalidade numa perspectiva coletiva o corpo coletivo acolhedor. In: SANTOS, M. M. C.; BAPTISTA, I. (org.). Laços sociais: por uma epistemologia da hospitalidade. Caxias do Sul: Educs, 2014. p. 49-63.
TEIXEIRA, M. A. P. et al. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n. 1, p. 185-201, 2008.
TAO, S. et al. Social support: Relations to coping and adjustment during the transition to university in the People’s Republic of China. Journal of Adolescent Research, v. 15, n. 1, p. 123-44, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.