Produção de web-documentário: sobre a ausência da temática cultura e história africana e afro brasileira nos cursos de formação docente

Autores

  • Antonio Cesar Batista Alvino UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Marciano Alves dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Marysson Jonas Rodrigues Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Vander Luiz Lopes dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Anna M. Canavarro Benite UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.54725

Resumo

Este artigo descreve a produção de um web-documentário, uma mídia audiovisual, feita por professores de química. Nele são apresentadas algumas características da cultura e da linguagem de produção. O projeto de natureza experimental apresenta um retrato midiático multifacetado sobre a implementação da lei n. 10.639/2003 numa instituição de ensino superior.

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Biografia do Autor

Antonio Cesar Batista Alvino, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestre e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG/2017), Atualmente aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Química (PPGQ/UFG), Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão, LPEQI da UFG, Associado a Sociedade Brasileiro Química. Atua na área de Ensino de Química com foco nos seguintes temas: Descolonização do Currículo de Ciências, multiculturalismo, história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de ciências.

Marciano Alves dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Graduado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2014), Atualmente aluno do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão, LPEQI da UFG, Atua na área de Ensino de Química com foco nos seguintes temas: cultura e história africana no ensino de ciências e ensino de ciências de matriz africana.

Marysson Jonas Rodrigues Camargo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutorando em Química no Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da UFG. Sou mestre em Química pelo mesmo programa com dissertação defendida na área de Ensino de Ciências/Química. Sou também Licenciado desde 2015 em Química pela Universidade Federal de Goiás em Goiânia - GO, onde fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e aluno de iniciação científica do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão do Instituto de Química (LPEQI -IQ) atuando na linha de pesquisa "Implementação da Lei 10.639/03 no Ensino de Ciências/Química"

Vander Luiz Lopes dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2013). Pós-graduado em Química, com ênfase na área de Ensino de Química, especialmente àquelas deslocadas para o deslocamento epistêmico do currículo de Ciências, a partir da valorização da contribuição africanas e negra brasileiras presentes em nossa cultura.

Anna M. Canavarro Benite, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutora e Mestre em Ciências e Licenciada em Química (UFRJ/ 2005). Professora Associada e Coordenadora do PIBID QUÍMICA da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI da UFG (2006) onde instituiu em 2009 o Coletivo CIATA- Grupo de Estudos sobre a Descolonização do Currículo de Ciências, cujas ações desenvolvidas renderam em 2013 - Diploma de Reconhecimento por ação cotidiana na luta pela defesa, promoção e proteção dos direitos humanos em Goiás; em 2014 - Honra ao Mérito pela Assessoria Especial para Direitos Humanos e Cidadania; 2016- Prêmio Mulher Combativa pela Câmara Municipal de Goiás. Representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Goiás. Ativista do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado. Membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR. (2016/2018),Coordenadora da Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Inclusiva- RPEI. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Assessora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Atua na área de Ensino de Química com foco nos seguintes temas: cultura e história africana no ensino de ciências, ensino de ciências de matriz africana e da diáspora, cibercultura na educação inclusiva e políticas de ações afirmativas.

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Publicado

2020-04-20

Como Citar

ALVINO, Antonio Cesar Batista; SANTOS, Marciano Alves dos; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; SANTOS, Vander Luiz Lopes dos; BENITE, Anna M. Canavarro. Produção de web-documentário: sobre a ausência da temática cultura e história africana e afro brasileira nos cursos de formação docente. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 01–14, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i2.54725. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/54725. Acesso em: 14 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres