Desafios e contribuições da educação para alunos do eja
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.53962Resumo
Este trabalho é fruto de um estudo realizado com jovens de uma turma da educação de jovens e adultos (EJA), da escola municipal Eduardo de Paiva Rezende no munícipio de Cristalina – Goiás. Surgiu de um projeto maior de pesquisa que vem sendo desenvolvido para o programa de mestrado em que o foco é a análise das práticas de ensino desenvolvidas com os alunos da EJA. Nesse contexto buscou-se compreender a importância da conclusão do ensino fundamental para esses alunos e quais as implicações dessa conquista em suas vidas. Amparado na teoria freiriana em que a educação crítica é orientada para a independência do aluno e o exercício da prática de uma responsabilidade social e política, com respaldo em autores como Halbwacs, Pierre Nora, Monteiro, Pollack contribuem para a melhor compreensão dessa relação entre o vivido, o conhecimento científico, e as percepções e representações sobre a memória. Neste apresentamos os relatos das narrativas individuais desses alunos com intuito de mostrar como a inserção em um grupo escolar permite a construção de uma memória coletiva de aprendizagem, resgate e transformação.
Downloads
Referências
BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em. Acesso em 04 julho 2018.
BASTOS, Liliana. Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais: uma introdução ao estudo da narrativa. Calidoscópio, v. 3, n. 2, p. 74-87, mai/ago 2005.
BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari. Qualitative research for education. Boston: Allyn and Bacon, Inc., 1982.
BRUNEL, Carmem. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. POA: Mediação, 2004.
DURKEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 2008(a).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
_____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 148 p.
_____________. Educação e mudança. 30ª ed.; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
GARCEZ, Lucília. Técnicas de redação: o que é preciso para saber escrever bem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de história: entre história e memória. Rio de janeiro: UFRJ, 2003.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: A Problemática dos Lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. In: Projeto História n.10. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História do Departamento de História. São Paulo, 1993.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos, 5ª ed. v.10. Rio de Janeiro, 1992.
VASCONCELOS, Celso. Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança. Por uma práxis transformadora. 7ª ed. São Paulo: Libertad, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.