Desafios e contribuições da educação para alunos do eja

Autores

  • Rosimeire Gonçalves, RG Secretaria de Estado da Educação Cultura e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.53962

Resumo

Este trabalho é fruto de um estudo realizado com jovens de uma turma da educação de jovens e adultos (EJA), da escola municipal Eduardo de Paiva Rezende no munícipio de Cristalina – Goiás. Surgiu de um projeto maior de pesquisa que vem sendo desenvolvido para o programa de mestrado em que o foco é a análise das práticas de ensino desenvolvidas com os alunos da EJA. Nesse contexto buscou-se compreender a importância da conclusão do ensino fundamental para esses alunos e quais as implicações dessa conquista em suas vidas. Amparado na teoria freiriana em que a educação crítica é orientada para a independência do aluno e o exercício da prática de uma responsabilidade social e política, com respaldo em autores como Halbwacs, Pierre Nora, Monteiro, Pollack contribuem para a melhor compreensão dessa relação entre o vivido, o conhecimento científico, e as percepções e representações sobre a memória. Neste apresentamos os relatos das narrativas individuais desses alunos com intuito de mostrar como a inserção em um grupo escolar permite a construção de uma memória coletiva de aprendizagem, resgate e transformação.

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Biografia do Autor

Rosimeire Gonçalves, RG, Secretaria de Estado da Educação Cultura e Esporte

Mestranda em História, UFG/ Regional Catalão ( 2018), Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Atualmente é Gestor - Secretaria da Educação de Goiás - Colégio Estadual José de Goiás Brasil e Professor na Rede Municipal de Ensino - Escola Municipal Eduardo de Paiva Rezende.

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Desafios

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Publicado

2019-05-26

Como Citar

GONÇALVES, Rosimeire. Desafios e contribuições da educação para alunos do eja. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 2, p. 01–10, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.53962. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/53962. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres