INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES NA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FERDERAL DE JATAÍ

Autores

  • Denise Silva de Oliveira SILVA Oliveira Universidade Federal de Jataí
  • Robson S. Corrêa Corrêa Universidade Federal de Jataí
  • Vanessa C. Stein Stein Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Alexandre R. C. A. Silva Silva Universidade Federal de Góias
  • Carlos R. Andrade Andrade Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53733

Palavras-chave:

Tempo de Docência. Ensino Superior. Motivação.

Resumo

A motivação no contexto escolar tem sido avaliada como um determinante crítico do nível e da qualidade da aprendizagem e do desempenho do estudante. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da experiência dos professores (tempo de docência inferior e superior a cinco anos na Universidade Federal de Jataí) na motivação dos estudantes no processo de aprendizagem. Para qualificar os professores, o método de amostragem dos estudantes foi uma amostra aleatória simples. Os estudantes responderam um questionário, os quais foram avaliados pela escala de Likert. Os dados foram tabulados no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), onde foram analisados através de estatística descritiva e por análise de consistência interna, segundo o cálculo do Alpha de Cronbach. Os resultados desse trabalho mostraram que os professores mais experientes foram classificados pelos estudantes como pouco motivadores, enquanto, os professores no início da carreira acadêmica foram classificados pelos estudantes como motivadores.

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Biografia do Autor

Denise Silva de Oliveira SILVA Oliveira, Universidade Federal de Jataí

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2003), com mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010). Área de atuação Bioquímica, com ênfase em metabolismo e bioenergética. 

Robson S. Corrêa Corrêa, Universidade Federal de Jataí

Graduação em Engenharia Florestal pela UFSM (2000-2005). Mestrado em Ciência do Solo pela UFPR (2005-2007). Doutorado em Engenharia Florestal pela UFSM (2009-2011). Área de atuação Silvicultura.

 

Vanessa C. Stein Stein, Universidade Federal de São João Del-Rei

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (2005), Mestrado em Agronomia/Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras(2006), Doutorado em Agromonia/ Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Lavras (2019/2010). Área de atuação em técnicas de cultura de tecidos. 

Alexandre R. C. A. Silva Silva, Universidade Federal de Góias

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Goiás (2002) e Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal de Goiás (2005). Área de atuação em Agronegócios. 

Carlos R. Andrade Andrade, Universidade Federal de Jataí

Engenheiro Florestal formado pela Universidade Federal de Lavras (2007), possui mestrado em Ciência e Tecnologia da Madeira pela mesma instituição, e doutorado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (2017). Área de atuação em recursos florestais. 

 

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Publicado

2018-09-15

Como Citar

OLIVEIRA, Denise Silva de Oliveira SILVA; CORRÊA, Robson S. Corrêa; STEIN, Vanessa C. Stein; SILVA, Alexandre R. C. A. Silva; ANDRADE, Carlos R. Andrade. INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES NA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FERDERAL DE JATAÍ. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 3, p. 01–12, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i3.53733. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/53733. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diagnóstico do Ensino na Regional Jatai/UFG