MESTRADO PROFISSIONAL - NO BRASIL E NA REGIONAL JATAÍ
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53243Resumo
Objetivou-se com este trabalho descrever conceitos, características e a legislação que rege os programas de pós-graduação profissionais bem com traçar o perfil dos programas de Mestrado Profissional no Brasil, na região Centro-oeste e no Estado de Goiás. Utilizou-se como método a revisão de literatura narrativa. Para levantamento do referencial teórico foram acessados, por meio eletrônico, as plataformas virtuais Google, Google Acadêmico e CAPES. Os dados do Programa foram obtidos do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) – Módulo Stricto Sensu e organizados utilizando-se o programa Excel 2013 da Microsoft®, versão for Windows 10, o que permitiu a montagem de quadros e gráficos para as análises descritivas. Foram incluídos documentos e portarias sobre o referido tema e conteúdos de sites de instituição de ensino superior e técnico pública e privada. Foram excluídos os sites comerciais, blogs e páginas de rede social que relatavam sobre o assunto. O número de programas de MP vem crescendo significativamente no Brasil e, acredita-se que o fato esteja relacionado a aplicação de metodologias de pesquisa que buscam solucionar problemas do cotidiano profissional, bem como sua aplicação prática imediata que estimulam e aumentam a procura determinado o crescimento desta modalidade de pós-graduação. Dos mais de 500 programas de Mestrado Profissional apenas 37 encontram-se no Centro-oeste, e destes, mais de 80% são ofertados em instituições públicas de ensino e apenas dois em Jataí. Observa-se que é indispensável a criação de programas de MP na UFG Regional Jataí, devido à demanda regional, alto número de professores titulados e com perfil profissionalizante convalidando recursos humanos para a abertura destes programas, bem como a proximidade da instituição com outros órgãos públicos e instituições privadas locais e regionais. Portanto, este diagnóstico indica a oferta de programas nas diversas áreas do conhecimento como ciências, tecnologia, saúde e educação.
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Referências
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