REPORT ON INCOMING, GRADUATION AND DROPOUT AT UNIVERSITY

Autores

  • Sandra Aparecida Benite Ribeiro Federal University of Jataí
  • Márcio Issamu Yamamoto Professor at the English Letters Course, Humanities and Letters Special Academic Unit, Jataí University, Jataí-GO. Linguistics PhD student at Linguistic Studies Postgraduate Program at the Federal University of Uberlândia.
  • António Alves de Oliveira SEDUC MT Biology teacher,Education Master's student at the Program of Post-Graduation in Education of the Federal University of Jataí
  • Ana Carolina Gondim Inocêncio Professor of the Bachelor's Degree in Computer Science, Special Academic Unit of Exact and Technological Sciences, Jataí University, Jataí, GO.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53104

Palavras-chave:

Ensino de Graduação, Gestão Escolar, Permanência.

Resumo

A evasão é considerada um problema relevante para as Instituições de Ensino Superior no Brasil, gerando gastos econômicos, impactos sociais e acadêmicos. Portanto, objetivou-se levantar dados sobre os índices de evasão dos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Jataí, no período de 2009 a 2016. Esses dados foram obtidos por meio do Centro de Recursos Informacionais (Cercomp), Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e documentos de criações dos cursos de graduação, e analisados com o apoio do instrumento de avaliação de cursos e instituições do MEC e o Regulamento Geral os Curso de Graduação (RGCG) da UFG. Elementos como as dificuldades de permanência, falta de apoio pedagógico entre outros diversos podem ser considerados na evasão e foram abordados neste trabalho. Os resultados apresentam um preenchimento menor de vagas nos cursos de Exatas e, apesar da porcentagem significativa das vagas ofertadas não serem preenchidas nesta Regional, as porcentagens são comparativamente melhores que as apresentadas em nível nacional. Por outro lado, a evasão média desta Regional se alinha com a evasão média nacional e é considerada elevada. Assim, concluímos que os índices da Regional são semelhantes aos encontrados pelo MEC, destacando os efeitos gerados pelo SiSU e REUNI, demonstrando índices mais elevados de evasão nas licenciaturas e cursos de exatas.

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Biografia do Autor

Sandra Aparecida Benite Ribeiro, Federal University of Jataí

Professor at Biosciences Institute, Special Biological Sciences Academic Unit, The Federal University of Jataí, Jataí-GO; Animal Bioscience Postgraduate, Jataí University, Jataí - GO, Applied Health Sciences Postgraduate, Jataí University, Jataí – GO

Márcio Issamu Yamamoto, Professor at the English Letters Course, Humanities and Letters Special Academic Unit, Jataí University, Jataí-GO. Linguistics PhD student at Linguistic Studies Postgraduate Program at the Federal University of Uberlândia.

Professor at the English Letters Course, Humanities and Letters Special Academic Unit, Jataí University, Jataí-GO. Linguistics PhD student at Linguistic Studies Postgraduate Program at the Federal University of Uberlândia.

António Alves de Oliveira, SEDUC MT Biology teacher,Education Master's student at the Program of Post-Graduation in Education of the Federal University of Jataí

SEDUC MT Biology teacher,Education Master's student at the Program of Post-Graduation in Education of the Federal University of Jataí

Ana Carolina Gondim Inocêncio, Professor of the Bachelor's Degree in Computer Science, Special Academic Unit of Exact and Technological Sciences, Jataí University, Jataí, GO.

Professor of the Bachelor's Degree in Computer Science, Special Academic Unit of Exact and Technological Sciences, Jataí University, Jataí, GO.

Referências

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Publicado

2018-09-15

Como Citar

RIBEIRO, Sandra Aparecida Benite; YAMAMOTO, Márcio Issamu; DE OLIVEIRA, António Alves; INOCÊNCIO, Ana Carolina Gondim. REPORT ON INCOMING, GRADUATION AND DROPOUT AT UNIVERSITY. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 3, p. 01–29, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i3.53104. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/53104. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diagnóstico do Ensino na Regional Jatai/UFG