REPORT ON INCOMING, GRADUATION AND DROPOUT AT UNIVERSITY
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53104Palavras-chave:
Ensino de Graduação, Gestão Escolar, Permanência.Resumo
A evasão é considerada um problema relevante para as Instituições de Ensino Superior no Brasil, gerando gastos econômicos, impactos sociais e acadêmicos. Portanto, objetivou-se levantar dados sobre os índices de evasão dos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Jataí, no período de 2009 a 2016. Esses dados foram obtidos por meio do Centro de Recursos Informacionais (Cercomp), Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e documentos de criações dos cursos de graduação, e analisados com o apoio do instrumento de avaliação de cursos e instituições do MEC e o Regulamento Geral os Curso de Graduação (RGCG) da UFG. Elementos como as dificuldades de permanência, falta de apoio pedagógico entre outros diversos podem ser considerados na evasão e foram abordados neste trabalho. Os resultados apresentam um preenchimento menor de vagas nos cursos de Exatas e, apesar da porcentagem significativa das vagas ofertadas não serem preenchidas nesta Regional, as porcentagens são comparativamente melhores que as apresentadas em nível nacional. Por outro lado, a evasão média desta Regional se alinha com a evasão média nacional e é considerada elevada. Assim, concluímos que os índices da Regional são semelhantes aos encontrados pelo MEC, destacando os efeitos gerados pelo SiSU e REUNI, demonstrando índices mais elevados de evasão nas licenciaturas e cursos de exatas.Downloads
Referências
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