AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E CIENTOMETRIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO Stricto Sensu DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, REGIONAL JATAÍ, NO PERÍODO DE 2013 A 2017
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53097Palavras-chave:
Mestrado, Doutorado, Índice H, Produção Científica QualificadaResumo
Sabendo-se da importância da formação e da fixação de mestres e doutores em todas as regiões do país, especialmente para a interiorização e para o desenvolvimento do Estado de Goiás, objetivou-se com este estudo avaliar quantitativamente a pós-graduação Stricto Sensu e fazer um levantamento cientométrico do quadro de docentes permanentes dos programas de pós-graduação da Regional Jataí (REJ), no período de 2013 a 2016 e comparar com os resultados das análises do ano de 2017 a partir dos dados disponíveis nos relatórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), no Scholar Google e no Web of Science. Os dados foram organizados utilizando-se o programa Excel 2013 da Microsoft®, versão for Windows 10, o que permitiu a montagem de quadros e gráficos para as análises descritivas. Foi observado aumento no número de discentes titulados, de matriculados, de docentes permanentes e de publicações científicas quando são comparadas as médias do quadriênio 2013-2016 com os resultados de 2017. Pôde-se concluir que a pós-graduação Stricto Sensu da Regional Jataí apresentou crescimento, em número de programas, ingressantes e titulados superior à média nacional, no período avaliado. Entretanto, ainda são necessárias ações para que este crescimento também seja acompanhado do aumento da produção científica qualificada e da internacionalização dos programas e, por consequência, do conceito CAPES possibilitando a abertura de cursos de doutoradoDownloads
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