AVALIAÇÃO EXTERNA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E AS DISCUSSÕES SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53022Palavras-chave:
Avaliações externas, Cultura afro-brasileira, Educação superior, Questão ambientalResumo
A educação superior brasileira é composta por um conjunto de instituições, públicas e privadas, que, em 2004, torna-se objeto de uma normatização federal (Lei nº 10.861) cujo escopo é instituir o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Tal sistema visa avaliar os cursos de graduação atribuindo-lhes um conceito que vai de 1 a 5, sendo os conceitos ? 2, insuficiente e os conceitos ? 3, suficientes. Desse modo, a partir das metodologias descritas no artigo “Relato da metodologia geral de estudo do diagnóstico do ensino de graduação” do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos relatórios das visitas in loco dos cursos de graduação e dos conceitos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí (UFG/REJ), buscou-se catalogar os conceitos dos cursos da referida instituição, apontando a forma como eles incorporam as discussões sobre a cultura afro-brasileira, o papel do negro na sociedade atual, além das problemáticas ambientais.Downloads
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