REFLEXÃO DOCENTE SOBRE AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Vanderlei Balbino Costa Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.50593

Palavras-chave:

Discurso Docente. Avaliação docente. Estudantes com deficiência.

Resumo

Ao referirmos à educação especial das pessoas com deficiência, o fenômeno da avaliação se torna complexo, na medida em que não sabemos efetivamente o que avaliar, como avaliar e por que avaliar? O estudo é resultado de investigação junto a dez docentes de algumas licenciaturas na Regional Jataí. A questão de pesquisa foi: como os docentes do ensino superior avaliam os estudantes com deficiência? Objetivos: analisar se os discursos sobre avaliação, expressos pelos docentes, têm contribuído para o processo de inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior; avaliar se os recursos didáticos utilizados pelos docentes contribuem para o processo de inclusão escolar; identificar se as práticas avaliativas empregadas pelos docentes têm a intenção de comparar o nível de aprendizagem dos estudantes com deficiência aos demais estudantes. A opção foi pela pesquisa qualitativa, apoiando-nos na análise do discurso de linha francesa. O marco teórico priorizou autores que discutem a avaliação dos estudantes com deficiência em uma perspectiva inclusiva. Os resultados nos mostraram que o processo de avaliação ainda não está resolvido junto aos professores que atuam no ensino superior. Nossas considerações, que não são conclusivas, nos fizeram refletir sobre a necessidade de se investir na formação docente, quando se refere a avaliação dos estudantes com deficiência na escola comum.

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Biografia do Autor

Vanderlei Balbino Costa, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, História, Leitura e Escrita Braille, Administração Escolar, Didática Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Inclusão Escolar, Inclusão, Formação Docente, Deficiência Visual, Estimulação Visual, Orientação e Mobilidade, Educação Indígena e Diversidade. Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí - Departamento de Pedagogia, ministrando as seguintes disciplinas: Educação: Inclusão e Exclusão Social; Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial; Metodologia de Ensino para Cegos; Laboratório de Pesquisa; Seminário de Pesquisa II; Pesquisa em Educação; História Geral da Educação; Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico; Currículo, Cultura e Avaliação; e exercendo o projeto de pesquisa; A Formação Docente aos Professores da rede Municipal de Jataí-GO.

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

COSTA, Vanderlei Balbino. REFLEXÃO DOCENTE SOBRE AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i1.50593. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/50593. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres