A ABORDAGEM DOS GÊNEROS DO DISCURSO NAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.49616Palavras-chave:
Produção de texto escrito. Gêneros do discurso. Livro didático de Português.Resumo
Neste artigo, objetivamos mostrar os resultados de um estudo que teve como alvos: (a) analisar se as propostas de produção de textos escritos apresentadas pela coleção de livro didático de Português (LDP) ‘Português Linguagens’, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, 6o a 9o ano, trabalha as condições de produção do texto (locutor, interlocutor, gênero, suporte, contexto de circulação); (b) averiguar a (in)existência da abordagem em espiral no tratamento dado aos gêneros do discurso propostos para produção; e (c) verificar a (in)existência de variedade de gêneros do discurso propostos para produção de textos escritos. Para isso, buscamos apoio nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada (LA), cuja preocupação central está nos problemas decorrentes do uso da linguagem em um determinado contexto. Os dados nos mostram que existe uma boa abordagem das condições de produção, bem como variedade de gêneros propostos, representando pontos positivos da coleção. Porém, ocorre pouca incidência da abordagem em espiral, o que pode trazer menos impacto positivo para a aprendizagem do aluno e para a prática de produção de textos mais significativos, interferindo negativamente nos seus letramentos.
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