GRAMSCI EDUCADOR: UMA LEITURA DAS CARTAS A DELIO E GIULIANO (1929-1937)

Autores

  • Jarbas Mauricio Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Penedo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.49303

Palavras-chave:

Educação, Antonio Gramsci, Cartas do Cárcere

Resumo

Este texto analisa o pensamento educacional do intelectual italiano Antonio Gramsci (1891-1937) e analisa o teor educativo de um conjunto de 43 Cartas redigidas por Gramsci entre 1929 e 1937 e destinadas aos seus filhos Delio e Giuliano. As reflexões que Gramsci desenvolveu com os filhos nas Cartas do Cárcere retomam as notas e os temas dos Cadernos do Cárcere, em especial a sua concepção de educação e de escola unitária. Nas cartas aos filhos Gramsci evidenciou o papel formativo da disciplina de estudos e destacou a importância e o papel de uma educação voltada ao desenvolvimento físico e intelectual do indivíduo por meio de uma formação de cultura geral.

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Biografia do Autor

Jarbas Mauricio Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Penedo

Doutor em Educação pela UFSCar, Mestre em Educação pela UEM, Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

2018-03-10

Como Citar

GOMES, Jarbas Mauricio. GRAMSCI EDUCADOR: UMA LEITURA DAS CARTAS A DELIO E GIULIANO (1929-1937). Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 01–22, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i1.49303. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/49303. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres