INDÍCIOS, PISTAS E SINAIS: INTERLOCUÇÃO ENTRE PROFESSOR E BEBÊ NA CRECHE

Autores

  • Jose Ricardo Silva Faculdade de Ciências e Tecnologias, UNESP, Presidente Prudente, SP.
  • José Milton de Lima Faculdade de Ciências e Tecnologias UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.48930

Palavras-chave:

Bebês, Sinais, Práticas pedagógicas.

Resumo

De modo geral, os bebês nas creches são vistos como seres passivos e incapazes. Tais concepções desencadeiam práticas de cunho assistencialistas, focadas na higiene, alimentação, sono e a proteção. Temos clareza da necessidade e importância de práticas voltadas ao cuidado do bebê, porém insuficientes para garantir o desenvolvimento infantil em suas máximas possibilidades. De natureza teórica, o objetivo deste texto é apresentar e discutir, à luz da teoria histórico-cultural, o bebê, como herdeiro de um sistema nervoso que lhe permite ser ativo nas relações que estabelece e, assim, emitir indícios, pistas ou sinais de suas necessidades internas, portanto, passíveis de serem captadas e atendidas pelo olhar atento do professor interessado em contribuir com o seu desenvolvimento. Nesta direção, destacamos a postura e o olhar do professor que ao dirigir sua atenção ao bebê e suas manifestações, capta indícios que o auxiliem no planejamento das vivências promotoras do desenvolvimento infantil. Por fim, concluímos que essas manifestações convidam os professores a estabelecer interlocuções com os bebês que atendem na creche. Acolher e atender as necessidades internas dos bebês significa coloca-los no centro do planejamento pedagógico.

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Biografia do Autor

Jose Ricardo Silva, Faculdade de Ciências e Tecnologias, UNESP, Presidente Prudente, SP.

José Ricardo Silva possui Licenciatura Plena em Educação Física (2005) pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (UNESP), Presidente Prudente - SP e Pedagogia (2016) pela Universidade de Jales (UniJales), Pós-graduação nível Lato Sensu em Educação Infantil (2009), Mestrado em Educação (2012) e Doutor em Educação (2017) pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (UNESP), Presidente Prudente - SP. O pesquisador é membro do grupo de pesquisa Cultura Corporal: Saberes e Fazeres pela instituição referida acima. Professor efetivo do quadro funcional do estado de São Paulo na área de Educação Física. Professor substituto no curso de Pedagogia na Faculdade de Ciências e Tecnologias (UNESP), Presidente Prudente e professor no curso de Educação Física na Faculdade de Presidente Prudente (FAPEPE). Seus estudos e pesquisas têm ênfase em Educação Física Escolar, Educação Física na Educação Infantil, jogos, brincadeiras, práticas pedagógicas com bebês e Formação de Professores a partir dos referenciais teóricos da Abordagem Crítico-superadora, Pedagogia Histórico-Crítica e Teoria Histórico-cultural.

José Milton de Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologias UNESP

Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Graduação em Pedagogia, concluiu o mestrado em 1995) e o doutorado em 2003 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília. Concluiu o primeiro Pós-Doutorado em 2008, junto à Faculdade de Ciências de Bauru, abordando o tema: Cultura Lúdica e Televisão na Infância: implicações para a prática educativa e o segundo Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca na Espanha, no ano de 2013. Atualmente atua como Docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente. É líder do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal: saberes e fazeres e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em educação ludicidade, infância e juventude.

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Publicado

2018-03-10

Como Citar

SILVA, Jose Ricardo; DE LIMA, José Milton. INDÍCIOS, PISTAS E SINAIS: INTERLOCUÇÃO ENTRE PROFESSOR E BEBÊ NA CRECHE. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 1, p. 01–18, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i1.48930. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/48930. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres