O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS RURAIS DE JATAÍ (GO)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.47639Resumo
Este trabalho é referente uma pesquisa de Mestrado em Educação, o qual, dentre os principais objetivos, tem-se: entender como se tem pensado a constituição do trabalho de professoras para atuar na educação infantil em escolas rurais do município de Jataí (GO). Para o desenvolvimento da pesquisa trabalhamos com levantamento bibliográfico, documental e entrevistas com pessoas em experiências práticas com o problema pesquisado, ou seja, diretoras, professoras e coordenadoras das escolas, por meio de questionários fechados e entrevistas semi-estruturadas. O método científico o qual tem alicerçado esta pesquisa é o materialismo histórico dialético. Nesta perspectiva, entendemos a possibilidade de apreensão do objeto em sua natureza específica, de outro modo estaria encoberto pelo véu das aparências, alienação. Para tanto, embasaremos nosso estudo em aportes teóricos, como: Arce (2004); Arroyo (2007); Marx (1978); Mészáros (2008); dentre outros estudiosos. Dentre os resultados levantados, tem-se: o trabalho que se realiza na em escolas rurais do município de Jataí (GO) não condiz, na maioria dos aspectos, com as propostas definidas pelos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009), dentre elas, estrutura e espaço físico adequado ao atendimento de crianças até 5 anos de idade comprometendo, desse modo, ao desenvolvimento pleno da criança.
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