ATITUDES FACE À HOMOSSEXUALIDADE: Uma proposta de avaliação para a intervenção socioeducativa

Autores

  • Cristiana Pereira Carvalho Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Maria do Rosário Moura Pinheiro Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC)
  • Daniela Lopes Martins Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC)
  • Ana Filipa Simões Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC)
  • Maria de Jesus Maceiras Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - ESSCVP (Lisboa)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i2.47495

Palavras-chave:

Homofobia, Gênero, Atitudes

Resumo

O preconceito e a discriminação baseada na orientação homossexual ainda persistem nos ambientes sociais, escolares e acadêmicos, pelo que a educação e a formação nessas áreas se justifica. Para intervir é então necessário identificar as atitudes em relação à homossexualidade, o que por sua vez exige que haja instrumentos de avaliação confiáveis. Nesse sentido, os estudos apresentados tiveram como finalidade construir e validar a versão portuguesa da Escala de Atitudes face à Homossexualidade – Versão para estudantes do ensino superior. Participaram 108 estudantes, de ambos os gêneros, da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Os resultados da análise da dimensionalidade da escala revelaram uma estrutura tridimensional, composta por três fatores: Atitudes não discriminatórias face à homossexualidade (F1), Atitudes de defesa dos direitos dos homossexuais (F2) e Atitudes de rejeição à proximidade de pessoas homossexuais (F3). A partir de testes estatísticos foi possível identificar diferenças nas atitudes face à homossexualidade em função do gênero, da religião, do contato e da proximidade com amigos/as gays ou lésbicas. Verificou-se, ainda, que as atitudes positivas face à homossexualidade aumentam à medida que aumentam os conhecimentos e crenças funcionais sobre a homossexualidade. Os resultados sugerem que esta escala pode ser útil no diagnóstico de atitudes homofóbicas e na avaliação de intervenções de prevenção da homofobia e de promoção da igualdade, respeito, aceitação e valorização da diversidade no que diz respeito à orientação sexual. São apresentadas e discutidas implicações e sugestões para futuros estudos e intervenções socioeducativas.

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Biografia do Autor

Cristiana Pereira Carvalho, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Licenciada e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), com Pós-Graduação
em Saúde Sexual pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSCVP - Lisboa) e em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar pela JURISolve (Resolução Alternativa de Conflitos).

Coordenou durante dois anos um Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (sobre educação sexual e educação para a Saúde; Lei 60/2009).

Trabalhou na Associação para o Planeamento da Família (APF) na construção e avaliação de materiais pedagógicos e na formação docente. É autora de alguns materiais técnicos e pedagógicos destinados à Educação Sexual nas escolas editados pela APF.

Formadora de professores (creditada pelo Concelho Científico-Pedagógico da Formação Continua - Portugal) na área da Educação Sexual e Educação para a Saúde e em programas de Educação Parental.

Doutoranda em Ciências da Educação, na área de especialização em Psicologia da Educação (FPCEUC / Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental - CINEICC / Bolseira FCT), sendo a sua pesquisa referente à Educação Sexual em Contexto Escolar e Familiar, com adolescentes, pais e professores.

Maria do Rosário Moura Pinheiro, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC)

Licenciada em Psicologia, Mestre e Doutorada em Ciências da Educação e Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Membro colaborador do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental - CINEICC. Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante - GAE/FPCEUC

Daniela Lopes Martins, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC)

Licenciada e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). 

Ana Filipa Simões, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC)

Licenciada e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Colaboradora do Gabinete de Apoio ao Estudante da FPCEUC.

Maria de Jesus Maceiras, Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - ESSCVP (Lisboa)

Profª Adjunta Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - ESSCVP (Lisboa) (Coordenadora do Gabinete CPLP)

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Publicado

2017-08-10

Como Citar

CARVALHO, Cristiana Pereira; PINHEIRO, Maria do Rosário Moura; MARTINS, Daniela Lopes; SIMÕES, Ana Filipa; MACEIRAS, Maria de Jesus. ATITUDES FACE À HOMOSSEXUALIDADE: Uma proposta de avaliação para a intervenção socioeducativa. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 13, n. 2, p. 01–22, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i2.47495. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/47495. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação, Relações de Gênero e Diversidade Sexual.