ATITUDES FACE À HOMOSSEXUALIDADE: Uma proposta de avaliação para a intervenção socioeducativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v13i2.47495Palavras-chave:
Homofobia, Gênero, AtitudesResumo
O preconceito e a discriminação baseada na orientação homossexual ainda persistem nos ambientes sociais, escolares e acadêmicos, pelo que a educação e a formação nessas áreas se justifica. Para intervir é então necessário identificar as atitudes em relação à homossexualidade, o que por sua vez exige que haja instrumentos de avaliação confiáveis. Nesse sentido, os estudos apresentados tiveram como finalidade construir e validar a versão portuguesa da Escala de Atitudes face à Homossexualidade – Versão para estudantes do ensino superior. Participaram 108 estudantes, de ambos os gêneros, da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Os resultados da análise da dimensionalidade da escala revelaram uma estrutura tridimensional, composta por três fatores: Atitudes não discriminatórias face à homossexualidade (F1), Atitudes de defesa dos direitos dos homossexuais (F2) e Atitudes de rejeição à proximidade de pessoas homossexuais (F3). A partir de testes estatísticos foi possível identificar diferenças nas atitudes face à homossexualidade em função do gênero, da religião, do contato e da proximidade com amigos/as gays ou lésbicas. Verificou-se, ainda, que as atitudes positivas face à homossexualidade aumentam à medida que aumentam os conhecimentos e crenças funcionais sobre a homossexualidade. Os resultados sugerem que esta escala pode ser útil no diagnóstico de atitudes homofóbicas e na avaliação de intervenções de prevenção da homofobia e de promoção da igualdade, respeito, aceitação e valorização da diversidade no que diz respeito à orientação sexual. São apresentadas e discutidas implicações e sugestões para futuros estudos e intervenções socioeducativas.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, P.; WILLIAMS, L. Homofobia na Escola: Relatos de Universitários sobre as Piores Experiências. Temas em Psicologia, v. 23, n. 3, p. 663-676. 2015.
ALDERSON, K. G. et.al. Alberta high school counsellors knowledge of homosexuality and their attitudes toward gay males. Canadian journal of Education, Alberta, v. 32, n.1, p. 87-117, 2009.
BONTEMPO, D. E.; D’AUGELLI, A. R. Effects of at-school victimization and sexual orientation on lesbian, gay, or bisexual youths’ health risk behavior. Journal of Adolescent Health, n. 30, 364-374. doi: 10.1016/S1054-139X(01)00415-3. 2002.
BOURDIEU, P. A dominação masculina. Oeiras: Celta. 1998.
CARDEIRA, H.; MÓNICO, L.; CASTRO, P. Atitudes dos estudantes universitários portugueses face à adoção de crianças por homossexuais. Enciclopédia Biosfera, 11(20), p. 201-211. 2015.
CARNEIRO, N. S. Homossexualidades: Uma psicologia entre ser, pertencer e participar. Porto: Livpsic. 2009.
CARVALHO, C.; PINHEIRO, M. P. Educação familiar e comunicação sobre sexualidade: as necessidades de (in)formação de pais e filhos. Livro de atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Associação Portuguesa de Psicologia. p. 138-147. 2013.
CASTILLO, M. N. Q.; RODRÍGUEZ, V. B.; TORRES, R. R.; PÉREZ, A. R.; MARTEL, E. C. La medida de homofobia manifiesta y sutil. Psicothema, 15(2), p. 197-204. 2003.
CERQUEIRA-SANTOS, E.; WINTER, F.; SALLES, L.; LONGO, J.; TEODORO, M. Contato Interpessoal e Crenças sobre Homossexualidade: Desenvolvimento de uma Escala. Interação em Psicologia, 11(2), p. 221-229. 2007.
COMISSÃO EUROPEIA. Discriminação na EU 2009. 2009.
COSTA, C. G.; PEREIRA, M.; OLIVEIRA, J. M.; NOGUEIRA, C. Imagens sociais das pessoas LGBT. p. 93-147. In: NOGUEIRA, C., OLIVEIRA, J., M. (Orgs.), Estudo sobre a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. 2010.
DIAS, S.; MATOS, M. G.; GONCALVES, A. Percepção dos adolescentes acerca da influência dos pais e pares nos seus comportamentos sexuais. Analise Psicológica, 4 (XXV): p. 625-634. 2007.
DURRETT, R. Probability: theory and examples (4th Ed) (Cambridge Series in Statistical and Probabilistic Mathematics). Cambridge University Press: Cambridge. 2010.
GATO, J.; FONTAINE, A.; CARNEIRO, N. Escala Multidimensional de Atitudes face a Lésbicas e a Gays: Construção e Validação Preliminar. Paidéia, v. 22, 51, p. 11-20. 2012.
GATO, J., FONTAINE, A. M. & LEME, V. B. R. Validação e Adaptação Transcultural da Escala Multidimensional de Atitudes Face a Lésbicas e a Gays. Psicologia Reflexão e Crítica, 27(2), p. 257-271. 2014.
GATO, J.; FONTAINE, A.; LEME, V.; LEME, A. Homofobia Transatlântica: Preconceito contra Lésbicas e Gays em Portugal e no Brasil. Temas em Psicologia. v. 23, nº 3, p. 701-713. 2015.
GATO, J.; FONTAINE, A. M. Factores associados ao preconceito homossexual numa amostra de estudantes universitários portugueses: A influência do sexo, do contacto interpessoal com lésbicas e gays, dos valores sociais e das atitudes de género. In: S. NEVES (Coord.), Género e ciências sociais. Maia: ISMAI. 2011.
HAIR, J., ANDERSON, R. E., & TATHAM, R. L. Multivariate data: Analysis with readings. New Jersey: Prentice-Hall. 1995.
HEREK, G. M. Stigma, prejudice, and violence against lesbians and gay men. In: GONSIOREK, J. C.; WEINRICH, J. D. Homosexuality: Research implications for public policy. Newbury Park: Sage Publications. p. 60-80. 1991.
HEREK, G. M. Assessing heterosexual’s attitudes toward lesbians and gay men: A rewiew of empirical research with the ATLG scale. In: GREENE B.; HEREK, G. M. Lesbian and gay psychology: Theory, research, and clinical applications. London: SAGE Publications, Inc., v.1, p. 206-228. 1994.
HEREK, G. M. Sexual prejudice. In: NELSON, T. Handbook of prejudice, stereotyping, and discrimination. New York: Psychology Press. p. 439-465. 2009.
HEREK, G. M. Confronting sexual stigma and prejudice: Theory and practice. Journal of Social Issues, 63(4), p. 905-925. 2007.
HEREK, G. M. The psychology of sexual prejudice. Current directions in psychological science. New York: Wiley Periodicals. v. 9. n. 1. 2000.
HOWELL, D. Statistical methods for psychology (8nd Ed.). Duxbury: Pacific Grove. 2013.
HUDSON, W. W.; RICKETTS, W. A. A strategy for the measurement of homophobia. Journal of Homosexuality, 5(4), 357-372. 1980.
KITE, M. E.; DEAUX, K. Gender belief systems: Homosexuality and implicit inversion theory. Psychology of Women Quarterly, v. 11, p. 83-96. 1987.
KOSCIW, J. G.; GREYTAK, E. A.; BARTKIEWICZ, M. J.; BOESEN, M. J.; PALMER, N. A. The 2011 National School Climate Survey: The experiences of lesbian, gay, bisexual and transgender youth in our nation’s schools. New York: Gay, Lesbian & Straight Education Network. 2012.
LACERDA, M.; PEREIRA, C.; CAMINO, L. Um estudo sobre as formas de preconceito contra homossexuais na perspectiva das representações sociais. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(1), p. 165-178. 2002.
MARÔCO, J. Análise Estatística com Utilização do SPSS. (3a ed). Lisboa, Portugal: Edições Silabo. 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE. (2010). Portaria n.º 196-A/2010. Diário da Republica. N.º 69 - 1.a serie de 9 de Abril de 2010
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2009). Lei n.º 60/2009. D.R. Nº 151 - 1.ª série de 6 de Agosto de 2009.
MORRISON, M. A.; MORRISON, T. G. Development and validation of a scale measuring modern prejudice toward gay men and lesbian women. Journal of Homosexuality, 43(2), p. 15-37. 2002.
MURTEIRA, B.; RIBEIRO, C.; SILVA, J.; PIMENTA, C. Introdução à estatística. Lisboa: Mc Graw-Hill. 2001.
NOGUEIRA, C.; OLIVEIRA, J. M. Um olhar da psicologia feminista crítica sobre os direitos humanos de pessoas GLBT. In Nogueira C.; Oliveira, J. M., Estudo sobre a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Lisboa. Portugal. p. 9-17. 2010.
PEREIRA, A.; MONTEIRO, M. B.; CAMINO, L. Social norms and prejudice against homosexuals. The Spanish Journal of Psychology, 12(2), 576-584. (2009).
RAJA, S.; STOKES, J. P. Assessing attitudes toward lesbians and gay men: The Modern Homophobia Scale. Journal of Gay, Lesbian, and Bisexual Identity, 3(2), p.113-134. 1998.
RIVERS, I. Recollections of bullying at school and their long-term implications for lesbians, gay men, and bisexuals. Crisis, 25(4), p.169-175. 2004.
RUSSELL, S. T. Challenging homophobia in schools: Policies and programs for safe school climates. Educar em Revista, 39, p. 123-138. 2011.
RUSSELL, S. T.; RYAN, C.; TOOMEY, R. B.; DIAZ, R. M.; SANCHEZ, J. Lesbian, gay, bisexual and transgender adolescent school victimization: Implications for young adult health and adjustment. Journal of School Health, 81(5), p. 223-230. 2011.
REDE EX AEQUO. Educar para a Diversidade: Um Guia para Professores sobre Orientação Sexual e Identidade de Género. Projeto Educação LGBT. 2ª Edição. Lisboa: Rede Ex aequo. 2009.
REDE EX AEQUO. Observatório de Educação LGBT 2014. Lisboa: Rede ex aequo. 2014.
SIMON, A. The relationship between stereotypes of and attitudes toward lesbians and gay. In Herek, G. M., Stigma and sexual orientation: Understanding prejudice against lesbian, gay men, and bisexuals. London: SAGE Publications, Inc. p. 62-81. 1998.
SOUZA, A., et al. A Ideologia do Movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Editora Ação Educativa. 2016.
TABACHNICK, B.; FIDELL, L. Using multivariate analysis (5th Ed.). Needham Heights, MA: Allyn & Bacon. 2007.
TESTOR, C. P. et al. Teachers’ attitudes and beliefs about homosexuality. The Spanish Journal of Psychology, Madrid, v.13, n.1, p.138-155, 2010.
TOOMEY, R. B.; RYAN, C.; DIAZ, R. M.; CARD, N. A.; RUSSEL, S. T. Gender-nonconforming lesbian, gay, bisexual, and transgender youth: School victimization and young adult psychosocial adjustment. Developmental Psychology, 46(6), p. 1580-1589. 2010.
UNESCO. Out in the open: Education sector responses violence based on sexual orientation and gender identity/expression. Paris: UNESCO. 2016.
VILAR, D. Falar Disso: A Educação Sexual nas Famílias dos Adolescentes. Porto: Edições Afrontamento. 2003.
VILELAS, J. A Influencia da Família e da Escola na Sexualidade do Adolescente. Coimbra: Editora Formasau. 2009.
WRIGHT, L. W.; ADAMS, H. E.; BERNAT, J. Development and validation of the Homophobia Scale. Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment, 21(4), 337-347. 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.