AGROTÓXICOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO DISTRITO DE IPEZAL/MS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.47377Palavras-chave:
Percepção ambiental, Agronegócio, Defensivos agrícolas.Resumo
Este estudo teve como objetivo a realização de um diagnóstico do processo de ensino e de aprendizagem, tendo como eixo norteador o tema Agrotóxico. A partir desta temática, foram propostas aulas que abordaram conteúdos elencados nos componentes curriculares de história, geografia, biologia, química e língua portuguesa, visando oferecer aos estudantes e professores sugestões de aulas interdisciplinares. Inicialmente, foi realizado um diagnóstico dos conhecimentos prévios que os estudantes têm sobre os agrotóxicos. As demais etapas do projeto foram estruturadas após a análise desses conhecimentos de estudantes do ensino médio em uma escola localizada no distrito de Ipezal, munícipio de Angélica, Mato Grosso do Sul (MS). A referida escola é considerada do campo e possui o eixo temático Terra, Vida e Trabalho (TVT), porém nunca abordou o tema Agrotóxico no âmbito da pesquisa acadêmica entre a comunidade interna. Ademais, os estudantes convivem com o agronegócio intenso na região, uma vez que o município concentra lavouras ao redor e também seis usinas de álcool e açúcar em seu entorno. Por conta de tais fatores, foi realizado o diagnóstico para que, posteriormente, pudessem ser oferecidas sugestões de aplicação de metodologias didáticas que viessem a atender os interesses e os conhecimentos prévios dos estudantes. O trabalho alcançou pontos positivos, principalmente no que se refere aos danos causados por agrotóxicos na população, pois de acordo com as respostas dos estudantes, todos podem ser prejudicados quanto à saúde.
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