CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE (S) EM FRONTEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.47258Palavras-chave:
Diversidade, Formação Docente, Fronteira.Resumo
Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever uma prática pedagógica realizada na disciplina Psicologia, do curso de formação inicial para professores da área de Matemática que é ofertado numa região de fronteira. Procurou-se sensibilizar os futuros educadores quanto a essa problemática no contexto escolar brasileiro e sistematizar uma prática educativa com vistas ao respeito à diversidade, à diferença e voltada à inclusão, sobretudo dos brasiguaios. A partir dessa experiência foi possível instigar o reconhecimento e o empoderamento da diferença, o olhar crítico e respeitoso para com a diversidade que permeia as escolas na região de fronteira, ratificando também a responsabilidade e o papel do professor como mediador na interação e relação positiva entre estudantes brasileiros e brasiguaios.Downloads
Referências
CANDAU, V. M. F.. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011. Disponível em: < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/candau.pdf> Acesso em: 03 de março de 2016.
______. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria Ferrão (Orgs.). Multiculturalismo Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
______. Escola, inclusão social e diferenças culturais. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP – Campinas, Junqueira & Marin Editores, Livro 1, 2012. Disponível em: http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/0019s.pdf Acesso em: 2 de ago. 2016.
CARVALHO, R. E.. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. 10 ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
DALINGHAUS, I. V.. Cultura, hibridismo e ensino-aprendizagem em contexto fronteiriço. Cadernos de Pós-Graduação em Letras (Online), v. 13, p. 01-14, 2013. Disponível em: <http://www.mackenzie.br/26891.html> Acesso em: 10 de abril de 2016.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Procedimentos-padrão das Nações Unidas para a Equalização de Oportunidades para Pessoas Portadoras de Deficiências. Resolução das Nações Unidas adotada em assembleia geral, Espanha, 1996.
FEITOSA, R. A.; BODIÃO, I. S.. As teorias sobre o “professor reflexivo” e suas possibilidades para a formação docente na área de Ciências da Natureza. Revista entreideias, v. 4, n. 1, p. 185-199, jan./jun. 2015. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/viewFile/9776/9485> Acesso em: 10 de abril de 2016.
INEP. Resultados Finais do Censo Escolar 2014. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-matricula>. Acesso em: 1 de abril de 2016.
LAROCCA, P. Ensino de Psicologia e seus fins na formação de professores: uma discussão mais que necessária. Temas em Psicologia, Vol. 15, n. 1, 2007, pp.57 – 68 Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v15n1/07.pdf. Acesso em: 20 de Ago. de 2015.
MARCHESI, A. Da linguagem da deficiência às escolas inclusivas. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação. Vol. 3. 2 ed. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2010, p.15-30.
MELO, S. M et al.. Relações conflituosas no ensino em região de fronteira. Interletras, v. 5, n. 23, Março/Setembro, 2016. Disponível em: <http://www.unigran.br/interletras/conteudo/artigos/21.pdf> Acesso em: 20 de jun. de 2016.
NUNES, F. G.. Projetos de formação escolar para escolas em áreas de fronteira. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, número especial, p. 205-216, out. 2011. Disponível em: <http://anpege.org.br/revista/ojs-2.4.6/index.php/anpege08/article/view/156> Acesso em: 15 de maio de 2016.
PEREIRA, J. H. V.. Diversidade cultural nas escolas de fronteiras internacionais: o caso de Mato Grosso do Sul. Revista Múltiplas Leituras, v.2, n. 1, p. 51-63, jan. / jun. 2009. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/article/view/327/325>. Acesso em: 2 de março de 2016.
SANTANA, M. L. S. et al.. O brincar como elemento de inclusão de crianças caracterizadas com transtornos do espectro autista. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.7, n.19, p.48-65, 2016. Disponível em: <http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1061> . Aceso em: 06 ago. 2016.
VIGOTSKI, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 37, n. 4, p. 863-869, dez. 2011 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 fev. 2016.
______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
______. Construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.