CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE (S) EM FRONTEIRA

Autores

  • Maria Luzia da Silva Santana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.47258

Palavras-chave:

Diversidade, Formação Docente, Fronteira.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever uma prática pedagógica realizada na disciplina Psicologia, do curso de formação inicial para professores da área de Matemática que é ofertado numa região de fronteira. Procurou-se sensibilizar os futuros educadores quanto a essa problemática no contexto escolar brasileiro e sistematizar uma prática educativa com vistas ao respeito à diversidade, à diferença e voltada à inclusão, sobretudo dos brasiguaios. A partir dessa experiência foi possível instigar o reconhecimento e o empoderamento da diferença, o olhar crítico e respeitoso para com a diversidade que permeia as escolas na região de fronteira, ratificando também a responsabilidade e o papel do professor como mediador na interação e relação positiva entre estudantes brasileiros e brasiguaios.

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Biografia do Autor

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutoranda e Mestra em Psicologia (Universidade Católica de Brasília- UCB); Especialista em Educação e Promoção da Saúde (Universidade de Brasília - UNB) e em Psicologia Social (Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC); Psicóloga (Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB); Licenciatura Plena em História (Universidade do Estado da Bahia -UNEB) e em Pedagogia (Faculdades Alfredo Nasser - UNIFAN).

Professora Assistente (DE) na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.

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Publicado

2018-03-10

Como Citar

SANTANA, Maria Luzia da Silva. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE (S) EM FRONTEIRA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 1, p. 01–19, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i1.47258. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/47258. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres