ENSINO AO PROEJA POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS: MINICURSO “FATORES QUE AFETAM A FOTOSSÍNTESE”.

Autores

  • Samylla Tassia Ferreira de Freitas Instituto Federal Goiano
  • Leticia Ferreira de Sousa Instituto Federal Goiano
  • Agna Rita dos Santos Rodrigues Instituto Federal Goiano
  • Sandra Mara Santos Lemos de Oliveira Instituto Federal Goiano
  • Luiz Carlos Ramos dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.45138

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Estágio Supervisionado. Laboratório.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos permite a democratização do ensino, contribuindo para que trabalhadores, muito tempo fora da escola, tenham acesso à educação. Nessa perspectiva, as aulas práticas são vistas como uma opção viável para experimentar as teorias vistas em sala de aula, dar maior significado ao processo de ensino-aprendizagem, considerando o conhecimento prévio que esses alunos trazem consigo. Para tanto, o minicurso “Fatores que Afetam a Fotossíntese” foi ofertado aos alunos do PROEJA Administração durante o estágio supervisionado. Esses alunos tiveram, pela primeira vez, o acesso ao laboratório, bem como aos seus equipamentos, aprendendo, após a ministração de aula teórica, a manuseá-los e a realizar experimentos, garantindo que o conteúdo da teoria fosse observado na prática, valorizando o trabalho em equipe e a contextualização com suas realidades.

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Biografia do Autor

Samylla Tassia Ferreira de Freitas, Instituto Federal Goiano

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Goiano, campus Rio Verde (2016). Mestranda em Biodiversidade e Conservação pela mesma instituição.

Leticia Ferreira de Sousa, Instituto Federal Goiano

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Goiano, campus Rio Verde (2017). Mestranda em Biodiversidade e Conservação pela mesma instituição.

Agna Rita dos Santos Rodrigues, Instituto Federal Goiano

Doutorado em Entomologia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012). Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Docente no Instituto Federal Goiano, campus Rio Verde.

Sandra Mara Santos Lemos de Oliveira, Instituto Federal Goiano

Mestrado profissional em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás; Licenciatura plena pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1996). Doutorado em andamento em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Docente no Instituto Federal Goiano, campus Rio Verde.

Luiz Carlos Ramos dos Santos

Doutorado em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal Goiano, campus Rio Verde. Graduado em Ciências - Habilitação em Biologia - Licenciatura Plena - pela Universidade de Rio Verde - FESURV (1999). Docente no Instituto Federal Goiano, campus Rio Verde.

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Publicado

2018-03-10

Como Citar

FREITAS, Samylla Tassia Ferreira de; SOUSA, Leticia Ferreira de; RODRIGUES, Agna Rita dos Santos; OLIVEIRA, Sandra Mara Santos Lemos de; SANTOS, Luiz Carlos Ramos dos. ENSINO AO PROEJA POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS: MINICURSO “FATORES QUE AFETAM A FOTOSSÍNTESE”. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 1, p. 01–13, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i1.45138. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/45138. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres