SÍNDROME DE BURNOUT: UMA REFLEXÃO LITERÁRIA SOBRE A OCORRÊNCIA EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR dói10.5216/rir.v6i1.41568

Autores

  • Francielly Damaris Ferreira Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái
  • Cristiane José Borges

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v6i1.41568

Palavras-chave:

burnout, professor, ensino superior

Resumo

Vivemos num momento em que o ambiente profissional prioriza valores econômicos em detrimento dos humanos. Esse fato acaba promovendo um esgotamento físico e mental nos indivíduos, sendo que este está cada vez mais relacionado ao trabalho, quando o mesmo não lhe proporciona condições adequadas. Uma profissão relacionada ao cuidado e dedicação ao outro, como a docência, acaba sendo alvo de comprometimento psíquico com o passar dos anos. Assim sendo, diversos autores têm-se dedicado ao estudo e ao conhecimento das variáveis que contribuem para o desenvolvimento de burnoutem professores. Portanto, este estudo busca, por meio de revisão da literatura/descritiva, identificar a produção cientifica atual sobre o assunto e verificar os consensos e as controvérsias. Os efeitos desta psicopatologia podem prejudicar o profissional docente em três níveis: individual, profissional e organizacional. Mais estudos devem ser realizados, a fim de que as mudanças organizacionais necessárias à redução deste problema sejam baseadas em evidências científicas. 

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Publicado

2016-05-31

Como Citar

FERREIRA, Francielly Damaris; BORGES, Cristiane José. SÍNDROME DE BURNOUT: UMA REFLEXÃO LITERÁRIA SOBRE A OCORRÊNCIA EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR dói10.5216/rir.v6i1.41568. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 6, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/rir.v6i1.41568. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/41568. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres