SÍNDROME DE BURNOUT: UMA REFLEXÃO LITERÁRIA SOBRE A OCORRÊNCIA EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR dói10.5216/rir.v6i1.41568
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v6i1.41568Palavras-chave:
burnout, professor, ensino superiorResumo
Vivemos num momento em que o ambiente profissional prioriza valores econômicos em detrimento dos humanos. Esse fato acaba promovendo um esgotamento físico e mental nos indivíduos, sendo que este está cada vez mais relacionado ao trabalho, quando o mesmo não lhe proporciona condições adequadas. Uma profissão relacionada ao cuidado e dedicação ao outro, como a docência, acaba sendo alvo de comprometimento psíquico com o passar dos anos. Assim sendo, diversos autores têm-se dedicado ao estudo e ao conhecimento das variáveis que contribuem para o desenvolvimento de burnoutem professores. Portanto, este estudo busca, por meio de revisão da literatura/descritiva, identificar a produção cientifica atual sobre o assunto e verificar os consensos e as controvérsias. Os efeitos desta psicopatologia podem prejudicar o profissional docente em três níveis: individual, profissional e organizacional. Mais estudos devem ser realizados, a fim de que as mudanças organizacionais necessárias à redução deste problema sejam baseadas em evidências científicas.
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