RELATOS DE UMA MULHER NEGRA NA PÓS-GRADUAÇÃO: Trajetória educacional

Autores

  • Marcos Antonio Batista da Silva Centro Universitário FIEO (UNIFIEO)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.40402

Palavras-chave:

Desigualdade educacional, Pós-graduação, Mulher negra

Resumo

Este texto é um recorte de uma pesquisa que investigou trajetórias de estudantes negros da pós-graduação. Para este artigo privilegiamos discutir os relatos de uma mulher negra, titulada mestra no ensino superior/pós-graduação no Brasil, captados em entrevista individual semiestruturada e transcrita em forma de texto. A fim de se compreender trajetórias de estudantes negros do ensino superior/pós-graduação, faz-se necessário discutir à histórica condescendência das elites brasileiras com desigualdades sociais e ao racismo estrutural e simbólico contemporâneo. Encarar o debate sobre desigualdades educacionais e raciais historicamente acumuladas e socialmente reproduzidas no Brasil se apresenta, ainda, como um desafio de grandes proporções. Neste contexto perguntamos para a entrevistada sobre sua trajetória educacional até a pós-graduação. Indicamos que a trajetória educacional da entrevistada foi pautada de desigualdades sociais em razão de um racismo que integra as dimensões estrutural e simbólica na sociedade brasileira. Isto é, esse racismo atenta simultaneamente para as dimensões simbólica e estrutural na produção e sustentação de desigualdades sociais.  

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Batista da Silva, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO)

Doutor em Psicologia Social (PUC-SP),com bolsa da Capes.

Doutorado Sanduíche -Universidade de Coimbra- Centro de Estudos Sociais (CES)-Coimbra, Portugal, com bolsa da Capes.

Pós-doutorando em Psicologia Educacional - Centro Universitário FIEO (UNIFIEO)- Bolsista PNPD/CAPES.

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Publicado

2017-03-22

Como Citar

SILVA, Marcos Antonio Batista da. RELATOS DE UMA MULHER NEGRA NA PÓS-GRADUAÇÃO: Trajetória educacional. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 13, n. 1, p. 1–19, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i1.40402. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/40402. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres