O USO INSTRUMENTAL DA FILOSOFIA POLÍTICA DE PLATÃO: UMA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37172Palavras-chave:
Cidade, Educação, SustentabilidadeResumo
A experiência aqui relatada ocorreu no ano de 2013 com os alunos da turma de 3º ano - Ensino Médio Integrado do curso Técnico em Controle Ambiental do IFMT Campus Barra do Garças. O projeto “Cidades Sustentáveis – Mobilizando pessoas em torno de uma ideia” surgiu nas aulas de Filosofia, com os estudos da teoria política de Platão. Visando pensar política e sustentabilidade a partir da noção de pólis e dos elementos que envolvem o espaço urbano, a turma foi dividida em quatro grupos, cada grupo deveria imaginar/criar sua própria cidade utópica nos moldes da Calípolis platônica. Após a adaptação dos projetos para os dias atuais e, tendo como foco a sustentabilidade, organizou-se uma eleição visando a escolha do melhor. Cada grupo produziu um vídeo de aproximadamente cinco minutos apresentando à comunidade escolar seu projeto urbano, além de panfletos, grupos no facebook e outros materiais de divulgação. Venceu o grupo que conquistou o maior número de cidadãos (votos) para sua cidade. O texto, em formato de artigo, teve como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, seguida do relato da experiência supracitada. Buscamos fazer uma análise de natureza Histórico-Crítica discutindo o papel da interdisciplinaridade e a necessidade de inclusão da Educação Ambiental no currículo. Além de Platão, são referenciais teóricos deste trabalho Vieira (2012), Freire (1993), Gadotti (2004), Saviani ( e Bloch (2005). Esta experiência, como defende Bloch (2005), revela a proficuidade do pensamento utópico de, perante o descontentamento com o presente, alimentar uma esperança aqui compreendida como promessa de felicidade manifesta via ações para o futuro. O recurso de utilizar as fabulações urbanas dispondo lado a lado alguns modelos idealizados de cidade mostrou-se, como supõe Vieira (2012), eficaz para traçar vetores de contraste e de consonância que possibilitaram lançar novos olhares sobre a urbanidade contemporânea e os alicerces educacionais que a sustentam.
Palavras-chave: Cidade. Educação. Sustentabilidade.
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