PUBLICAÇÕES NOS ANAIS DA ANPED NA ÚLTIMA DÉCADA (GT4- DIDÁTICA): A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37165Palavras-chave:
Formação docente. Profissionalização docente. Estado da arte. ANPEDResumo
Considerando que a expressão “Didática” é de natureza polissêmica, e pode ser compreendida como: técnicas, metodologias de ensino; área de pesquisa e disciplina nos cursos de licenciatura, pode adotar diferentes referenciais e concepções teóricas. Tomamos neste estudo o consenso atual sobre a definição de Didática que a descreve como “área de estudo [...] que focaliza o processo de ensino ou ação docente, cujas diferentes concepções expressam diferentes teorias, tendências e posições na área” (OLIVEIRA e ANDRÉ, 2003, p.3). Assumindo o caráter multidimensional da Didática, atribuí-se ao professor um papel fundamental no processo de ensino. Partindo dessas considerações, essa pesquisa objetiva analisar os relatos de pesquisas publicados nos Anais da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) entre 2002 e 2013, no Grupo de Trabalho (GT) 4 - Didática que versam sobre a temática formação e profissionalização docentes. Para tanto, do ponto de vista metodológico, tem sido realizada uma pesquisa do tipo estado da arte – a qual pode ser definida como uma “exposição sobre o nível de conhecimento e desenvolvimento de um campo ou questão” (REIGOTA, 2007, p.35) – nas publicações do referido GT. Após levantamento bibliográfico e aprofundamento teórico, foram levantados todos os trabalhos publicados no período (pôsteres e comunicações orais) os quais totalizaram 198 estudos. Desses, observou-se a partir da leitura integral dos títulos e resumos das publicações que 26 tratam especificamente da questão da formação e profissionalização docentes. A pesquisa encontra-se em fase de análise de dados a qual buscará apontar qual a origem institucional dos autores, os objetivos, as metodologias, as principais conclusões e a relação dessas principais conclusões com a realidade da escola pública. Espera-se ao final desse estudo, identificar as tendências das pesquisas nessa área do conhecimento entre os anos de 2002 e 2013, compreendendo, portanto, uma década de publicações, destacando as pesquisas que versam sobre a formação e profissionalização docente sob o viés da pesquisa em Didática e quais as contribuições desses estudos para a compreensão do trabalho docente na escola pública.
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