VIVÊNCIAS DE CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DO PIBID EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JATAÍ-GO

Autores

  • Sheule Anne Labre Titoto UFG.Campus Jataí
  • Renata Machado de Assis Ufg
  • Pâmella Lopes Leal Ufg
  • Elisângela Franco Freitas Gimenes Escola municipal Isabel Franco
  • Anyele Silva Morais Ufg

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37159

Palavras-chave:

Pibid, Educação Física, recreio dirigido

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um Programa do Ministério da Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo do programa é antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, constituindo-se em uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O objetivo geral do nosso grupo, ao trabalhar com o Pibid da área de Educação Física, foi desenvolver atividades teóricas e práticas na escola durante este semestre, em conjunto com a professora de Educação Física (supervisora), com a intenção de proporcionar aos alunos a vivência dos conteúdos específicos desta área, possibilitando diferentes experiências no cotidiano escolar. Neste semestre decidimos, juntamente como o corpo docente da escola, trabalhar com o recreio dirigido, por meio de atividades dirigidas destinadas aos alunos em vários espaços disponíveis. São utilizados como espaços: a quadra, o parquinho e uma área aberta com algumas mesas de concreto. Neste último local são realizadas atividades mais calmas, como jogos intelectuais, jogos construtivos e atividades de coordenação motora fina. Além do recreio dirigido, também trabalhamos recreação com três turmas, para isso os seis bolsistas se subdividiram em duplas, para atender a um maior número de crianças. Nossa dupla ficou com uma turma de alunos do quarto ano. Durante as aulas, foram desenvolvidas atividades recreativas que ajudam no desenvolvimento motor e cognitivo. São ministradas duas aulas semanais de cinqüenta minutos, cada uma, e dividimos a turma em duas equipes, internamente, para que haja maior motivação na participação durante as aulas. O desenvolvimento dos diversos conteúdos visa trabalhar com a criatividade, a coordenação motora, o trabalho em grupo, a competição, a atenção, entre outras questões. Buscamos, assim, contribuir com esta fase de desenvolvimento das crianças e propiciar atividades prazerosas que extrapolem os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física que elas vivenciam na escola.

 

ABSTRACT The Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (Pibid) is a program of the Ministry of Education (MEC), managed by the Higher Education Personnel Training Coordination (Capes). The program's goal is to anticipate the link between future teachers and classrooms of the public network, thus becoming an initiative for the improvement and enhancement of teacher training for basic education. The general objective of our group, to work with Pibid the area of Physical Education, was to develop theoretical and practical activities in school during this semester, in conjunction with the Physical Education teacher (supervisor), intended to provide students with the experience of the specific contents of this area, allowing different experiences in everyday school life. This semester we decided together as the faculty of the school, working with directed recreation, through activities directed for pupils in various available spaces. They are used as spaces: the court, playground and an open area with few concrete tables. In the latter location are made quieter activities such as intellectual games, constructive games and fine motor activities. Besides directed recreational, recreation also work with three classes, for that the six fellows subdivided in pairs, to meet a greater number of children. Our double was with a group of fourth graders. During the classes, they were developed recreational activities that help in motor and cognitive development. Are held twice weekly classes fifty minutes each, and divide the class into two teams, internally, for greater motivation in classroom participation. The development of various content aims to work with creativity, coordination, teamwork, competition, attention, among other issues. We seek, therefore, contribute to this children's development phase and provide pleasurable activities that exceed the contents worked in the Physical Education classes they experience at school.

Keywords: Pibid; Physical Education; directed recess.

 

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Publicado

2016-02-04

Como Citar

TITOTO, Sheule Anne Labre; DE ASSIS, Renata Machado; LEAL, Pâmella Lopes; GIMENES, Elisângela Franco Freitas; MORAIS, Anyele Silva. VIVÊNCIAS DE CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DO PIBID EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JATAÍ-GO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 12, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i1.37159. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/37159. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Elicpibid - 2º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano