ESTUDOS SOBRE O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE QUÍMICA. EM FOCO: A EXPERIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37150Palavras-chave:
experimentação. tecnologia assistiva. deficiência visual.Resumo
Na aula de química, os experimentos geram informações que normalmente são coletadas por meio da visão, como pesagem e medidas de temperatura. Essa atividades são consideradas problemáticas para os deficientes visuais por utilizarmos, geralmente, a visão como ferramenta para coleta de dados. A Tecnologia Assistiva pode ser um meio de acessibilidade neutralizando as barreiras originadas da deficiência, proporcionando mais autonomia para o desenvolvimento desses alunos, nesses ambientes. Esta investigação versa sobre o design de um termômetro adaptado e seu uso para discutir a temperatura de fusão, ebulição e densidade das substâncias no Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual, em Goiânia. Ela contém elementos da pesquisa-ação, pois nasceu de uma necessidade da prática: ensinar química para deficientes visuais por meio de experimentos. Nossos resultados apontam que os DV participam dos experimentos e organizam seus conhecimentos como qualquer outro indivíduo, desde que sejam conduzidos nas práticas considerando sua especificidade.Downloads
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