O CURRÍCULO REFERÊNCIA DO ESTADO DE GOIÁS E SUAS MUDANÇAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37135Resumo
Ao falarmos em currículo, entendemos que este não é apenas o conteúdo anual a ser ministrado nas aulas, ele é um espaço onde as relações entre professores e alunos podem ser estreitadas levando a aprendizagem. Dessa forma, tudo o que faz parte da vida do aluno, do docente, da escola, são partes também do conteúdo curricular. Por isso, ao relacionarmos os conteúdos escolares ao cotidiano do aluno, este aprende melhor. A partir dessas reflexões buscou-se, como objetivo geral desta pesquisa, investigar se as mudanças curriculares auxiliam na aprendizagem dos alunos de ciências e biologia na rede pública estadual da cidade de Quirinópolis, GO. Para tal ela foi desenvolvida desde o mês de agosto de dois mil e treze até o mês de junho de dois mil e quinze. Para a sua realização contamos com o apoio de escolas públicas estaduais para a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por alunos da graduação do curso de Ciências Biológicas, através de entrevistas realizadas junto aos professores. O currículo referência, implantado na rede estadual de ensino do Estado de Goiás está em debate desde o ano de 2011, com discussões locais e regionais, em encontros com os professores das diferentes áreas do ensino básico. Ao serem questionados sobre as mudanças curriculares, os professores de ciências e biologia tem opiniões diferentes, mas estas convergem para o mesmo ponto, em alguns momentos, como, por exemplo, sobre as reais dificuldades enfrentadas, no dia a dia, ao lidarem com o atual currículo. Ainda observamos uma grande dificuldade enfrentada pelas escolas que é a falta de tempo hábil para lecionar todo o conteúdo e o livro didático inadequado para atender as mudanças. O currículo atual apresenta alguns pontos negativos que precisam ser modificados, um deles é a adequação do material didático, e, em número suficiente para todo o alunado da rede pública estadual.
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