A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O PIBID COMO INTERMEDIADOR DESSA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37126Palavras-chave:
Pibid, Planejamento, Educação Física escolar.Resumo
O presente trabalho é uma produção baseada no relato de experiências de bolsistas Pibid, Subprojeto de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Relaciona a prática docente à reflexão da busca pelo reconhecimento da disciplina como parte importante do currículo escolar, e analisa os planejamentos e metodologias usadas para o ensino da Educação Física, no sentido de repensar e inovar no espaço da escola. O eixo norteador de todo trabalho é a reflexão crítica e, especificamente neste semestre, enfocou-se o que é o planejamento, de onde ele parte, o que ele objetiva alcançar, e a sua importância no processo de construção do conhecimento. Seguindo essa linha de pensamento, é possível refletir quanto à nossa prática de ensino/aprendizagem na escola, buscando estimular nossa auto-avaliação e a consequente análise de nossa prática docente. Esperamos, com isso, melhorar nossa atuação, as metodologias selecionadas e, por consequência, contribuir para mudar também a visão que a sociedade tem dessa área conhecimento. Esse estudo nos possibilitou compreender que a nossa prática pode intervir e modificar a forma como a Educação Física é vista atualmente, e uma postura profissional comprometida pode mostrar à sociedade a relevância desses conhecimentos para a vida dos alunos. A metodologia apoia-se nos princípios da pesquisa-ação que nos permite estudar e vivenciar a relação que existe entre teoria e prática, organizar, planejar, executar e avaliar os pontos positivos e negativos da prática planejada, interferindo na realidade escolar. Concluímos que o Pibid tem nos proporcionado experiências únicas e diferenciadas no processo de formação em que nos encontramos, pois oportunizou nossa inserção no meio escolar, o contato com os diferentes problemas desse espaço, e intermediou e deu suporte para que pudéssemos compreender de que maneira o planejamento influencia diretamente na definição da metodologia mais adequada e na adoção de postura profissional condizente com o meio escolar e com a docência.
Palavras-chave: Pibid; planejamento; Educação Física escolar.
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Referências
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