CONTANDO, ENCANTANDO COM O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO: METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37114Palavras-chave:
Sítio do Picapau Amarelo, cotação de história, educação infantil.Resumo
Durante o período de observações, realizadas na disciplina de Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, especificamente na turma do Maternal II, percebemos a necessidade de realizarmos um trabalho de intervenção que enfatizasse o brincar, criar, imaginar, vivenciar, contar, pensar, sentir e sonhar. Nesse sentido, propusemos um trabalho com a literatura, de Monteiro Lobato – Sítio do Picapau Amarelo –, pois entendemos que com esse objeto de estudo alcançaríamos nossos objetivos propostos. O objetivo de proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer as aventuras do Sítio do Picapau Amarelo de forma lúdica e divertida. Quem nunca ouviu falar da boneca de pano que fala pelos cotovelos? E o sabugo de milho mais inteligente que um cientista? E daquela garotinha de nariz arrebitado? E o Pedrinho, menino que não tem medo de onça? Não podemos esquecer o Saci e suas travessuras. Para quem não ouviu falar, agora seria o momento. Este projeto levou às crianças um dos ícones da literatura infantil brasileira. A justificativa ao elaborar este projeto foi proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer as aventuras do Sítio do Picapau Amarelo de forma lúdica e divertida além de desenvolver uma relação prazerosa da criança com a literatura. E a finalidade foi oportunizar às crianças a ampliação do seu mundo mágico, conhecendo histórias de forma lúdica por meio de atividades que instiguem a sua curiosidade ao vivenciar as aventuras e personagens do Sítio do Picapau Amarelo. O “caminho” percorrido nesta viagem da intervenção começou criando momentos mágicos na hora da história. Exploramos os aspectos físicos do Sítio, utilizando diferentes recursos, tais como; máscaras, fantasias, fantoches entre outras. As crianças foram então construindo o percurso de leitores de forma ampla, e, como todas as coisas bonitas da vida, exige paciência, tempo, dedicação, entusiasmo, este trabalho foi se desenvolvendo paulatinamente como possibilidade de divertimento. Assim, ao final deste projeto as crianças puderam adquirir conhecimentos sobre a obra de Monteiro Lobato, contando, recontando, ilustrando esta e também outras histórias.Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.
BRASIL.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 1.
___. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 2.
___. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 3.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática. 1990
CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil? São Paulo: Ed. Brasiliense. 1986.
LOBATO, Monteiro. O Picapau Amarelo. São Paulo: Globo. 2008.
LUDKE, Menga. ANDRÉ, Marli. Abordagens qualitativas de pesquisa: a pesquisa etnofráfica e o estudo de caso. In: ___ Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U. 1986. p. 11- 44
___. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In: ___ Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U. 1986. p.25-44
MAGDALENO, Alessandra Barbosa. Por encanto, contando contos... histórias de um projeto de trabalho. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (org). Encontros e encantamentos na educação infantil. São Paulo: Papirus. 2012. p. 83-98.
MALAQUIAS, Maiane Santos. RIBEIRO, Suely de Souza. A Importância do Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem no Desenvolvimento da Infância. Publicado em 2013. Disponível em-https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/aimportancia-do-ludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-dainfancia. Acesso em 30 set. 2014.
PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria. Estágio: diferentes concepções. In: ___ (orgs.). Estágio e Docência. São Paulo: Cortez. 2004. p. 33 – 57.
___. Por que o estágio para quem já exerce o magistério: uma proposta de formação contínua. In: ___ Estágio e Docência. São Paulo: Cortez. 2004. p. 125- 141.
___. Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão. In :___ Estágio e Docência. São Paulo: Cortez. 2004. p. 99- 121
REGGO, Lúcia Lins Browne. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FDT, 1988.
SPODEK, Bernard. SARACHO, Olivia. A aprendizagem por meio da brincadeira. In: ___ Ensinando crianças de três a oito anos. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 201- 229.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.