A AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.36680Resumo
A questão da ampliação do tempo escolar nas escolas públicas desde as primeiras décadas do século XX até o momento vem sendo motivo de muitas discussões. Em nome dessa ampliação tem-se colocado a escola em um lugar de destaque para que ela possa ser organizada de maneira diferente, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino. Desde a década de 1990, as políticas públicas educacionais no Brasil, com a adesão às orientações de organismos internacionais como o Banco Mundial e a UNESCO, tenderam a sobrepor as funções da escola o que acentuou a ineficiência dos sistemas educativos para cumprir tal tarefa, evidenciando, sobretudo, sua desvinculação com as necessidades do sistema produtivo. Nota-se que a escola de tempo integral se enquadra dentro dessa política de programas. O discurso utópico de que a escola de tempo integral é o melhor tipo de organização escolar capaz de levar o aluno a desenvolver-se integralmente perpassa projetos educacionais voltados para essa temática e para os ideais do Banco Mundial. O estudo aqui descrito objetivou apreender as influências de fatores internos na ampliação do tempo escolar, assim como sua articulação com as orientações dos organismos multilaterais que postulam o aumento do número de escolas de tempo integral como uma saída para equalizar as desigualdades sociais e a melhoria da qualidade de ensino e também apresentar algumas considerações sobre educação integral, educação em tempo integral e escola de tempo integral para tornar claras essas concepções e compreendê-las melhor. Optou-se pela metodologia bibliográfica, utilizando um aporte teórico de especialistas da área da educação sobre a temática proposta, como Libâneo (2008), Maurício (2004, 2009, 2013), Cavaliere (2002, 2007, 2004), Limonta e Santos (2013), Torres (2010), Fonseca (2009), entre outros. Em linhas gerais, verificou-se que, a ampliação do tempo escolar na ótica neoliberal, tendo a escola de tempo integral como bandeira serve para atender ao chamado preconizado pelas as organizações internacionais no que concerne ao seu objetivo principal: alívio e combate à pobreza, ou seja, a aprendizagem fica restrita ao mínimo já que não é prioridade para as organizações multilaterais a aprendizagem com qualidade dos alunos.
Palavras-chave: Ampliação do Tempo Escolar. Educação Integral e Escola de Tempo Integral. Organismos multilaterais.
ABSTRACT The issue of extension of school time in public schools from the first decades of the twentieth century until the present moment has been reason of great debate. In the name of this extension, the school has been put in a prominent place so that it can be organized in a different way, aiming at the improvement of teaching quality. Since the 1990s, educational public policies in Brazil, in agreement with the guidelines of international organizations such as the World Bank and Unesco, tended to overlay the school functions, which emphasized the inefficiency of education systems to perform such task, making evident, above all, their disengagement from the needs of the productive system. It can be observed that the full time school policy conforms to these programs. The utopian discourse that full time school is the best type of school organization, capable of leading the students to their full development, permeates educational projects related to these themes and the ideals of the World Bank. This study had the objective of apprehending the influence of internal factors in the extension of school time, as well as their connection with multilateral organizations guidelines that defend the increase in the number of full time schools as a way out to equalize social inequalities and the improvement in teaching quality. We also aim at presenting some considerations about integral education, full time education and full time school in order to make these concepts clear and to understand them better. This study was carried out through a literature review, having as theoretical reference the experts in education about the proposed theme, such as Libâneo (2008), Maurício (2004, 2009, 2013), Cavaliere (2002, 2007, 2004), Limonta e Santos (2013), Torres (2010), Fonseca (2009), etc. In general, it was found that the extension of school time in the neoliberal perspective, having the full time school as a platform, serves to answer the call advocated by international organizations in regard to their main objective: relief and poverty reduction, i.e., learning is restricted to a minimum, as quality learning is not a priority for these multilateral organizations.
Key-words: Extension of School Time. Integral Education and Full Time School. Multilateral Organizations.
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