DA SOMA DAS PENAS AO TROCO EM POEMAS: SUBJETIVIDADES EMERGENTES NAS RELAÇÕES DE INTERIORIZAÇÃO ACADÊMICA – SENSIBILIDADES INTERCULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v10i2.32814Palavras-chave:
interiorização, imigração, subjetividades emergentes, sensibilidades interculturaisResumo
RESUMO: O presente artigo trata dos desafios e possibilidades das relações entre os atores acadêmicos, na condição de imigrantes, em Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), com processo de macro-interiorização recente. O referencial teórico envolveu autores desde a Educação, como Anísio Teixeira (2005), à Psicologia e Antropologia Intercultural, como Dantas (2004, 2012) e Rabot (2008). O objetivo foi compreender as subjetividades emergentes em relação com as sensibilidades interculturais. Como metodologia, foram analisadas escutas escolhidas no período letivo de 2011 até o momento, no Núcleo de Assistência Psicossocial (NAPSI). Dados como situação econômica precária e relações conflituosas entre alunos e professores, interpretados sob o foco dos conflitos interculturais, foram os quais destaquei. Considero, ao final, o desdobramento deste estudo em relação com as possibilidades deixadas em aberto, em diálogo com os resultados e a literatura.
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