RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM PIAGET E VYGOTSKY: O CONSTRUTIVISMO EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v10i2.32621Palavras-chave:
Formação de Professores, Desenvolvimento, interacionismo e construtivismoResumo
Na formação continuada de professores e na sua prática pedagógica em sala de aula, identificam-se muitos aspectos conflitantes no que se refere à internalização dos elementos teóricos necessários para a adoção de uma postura construtivista. Os professores têm dificuldades de articular cognitivismo - interacionismo – construtivismo. Este trabalho tem como objetivo descortinar, a teoria construtivista que, por muito tempo, foi mal interpretada e indevidamente reportada para a prática dos educadores como um método de ensino. Embora, a teoria epistemológica genética não tenha sido desenvolvida com o intuito de fundamentar teoricamente os processos de ensino e aprendizagem na educação formal, é inegável que a Pedagogia, como um saber de fronteira, incorpore as ideias de Piaget sobre como o sujeito conhece, ou seja, que através da interação com o meio o sujeito constrói o conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma abordagem a partir dos aportes teóricos do Construtivismo, que englobam teóricos como Piaget e, o Pós-Construtivismo, como Vygotsky, dentre outros que corrobam com as reflexões desse tema. Constatou-se no interior da pesquisa que o Construtivismo surgiu para aplicar e explicar que a inteligência humana se desenvolve pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio, pois o indivíduo é capaz de construir e organizar seu próprio conhecimento. Desta forma acreditamos ter contribuído para a fundamentação do trabalho docente e no esclarecimento dos inúmeros equívocos do Construtivismo no Brasil, e para futuras e várias repercussões no campo educacional.
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