GEOGRAFIA, CIDADE E LUGAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ENFOQUE A PARTIR DA CIDADE DE FORMOSA - GO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i16.28700Palavras-chave:
Geografia, Cidade, Lugar, Ensino-aprendizagemResumo
Dialogar sobre a relação existente entre Geografia, cidade e lugar enriquece o processo de ensino-aprendizagem, considerando a cidade na qual residem os alunos como um palco para a produção do conhecimento. Assim, este trabalho tem como finalidade refletir sobre a importância da valorização da cidade e do espaço vivido pelo aluno no processo ensino-aprendizagem e averigua as concepções que educadores têm a respeito da cidade de Formosa-GO como palco da aprendizagem. A cidade de Formosa-GO, com mais de 100.000 habitantes e 170 anos de história, com seus festejos, manifestações culturais e religiosas, com seus recursos naturais exuberantes, mas também, com problemas e situações peculiares de uma cidade que se desenvolve, detém locais que podem ser assumidos como uma sala de aula. Fazer da cidade uma proposta pedagógica é um desafio, porém necessário quando se quer partir do mundo vivido do discente para que a aprendizagem torne-se significativa. Explorar espaços que rodeiam a escola que são vistos pelos alunos do caminho de casa para escola leva as alunos a conhecerem, intervir e (re) criar a sua cidade.
DOI: 10.5216/rir.v1i16.28700
Downloads
Referências
CALLAI, H. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia:práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CALLAI, H. C. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTRIGIOVANNI, A. C. et all. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. da Universidade, p. 56-60, 1999.
CASTELLAR, S. M. V. Educação Geográfica: Formação e didática. In: MORAIS, E. M. B.; MORAES, L. B. Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: Nepeg, 2010.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: Ensaios de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura), 146 p.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E. P. U. 2013.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: BestBolso, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.