A EDUCAÇÃO RURAL NOS ANOS DE 1970: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE DE MINAS, MG, BRASIL

Autores

  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.27365

Palavras-chave:

Educação Rural, meio rural, Monte Alegre de Minas

Resumo

O objetivo deste texto consistiu em apresentar o perfil da educação escolar no meio rural de Monte Alegre de Minas, estabelecendo relações com a educação do Brasil na década de 1970.  Como metodologia, partiu-se do princípio de que toda pesquisa histórica requer trabalhar teoria e fontes, dessa forma, seguiram-se os seguintes passos: 1) a busca por uma bibliografia que tratasse do tema; 2) investigação da existência de fontes; essa etapa consistiu em uma pesquisa nos arquivos da Secretaria de Educação da cidade; 3) realização de uma pesquisa no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE -, sobre o município de Monte Alegre de Minas e no site da Prefeitura da cidade, por fim, realizou-se uma entrevista com a Maria Aparecida da Silva, professora que atuou na Escola Municipal Olímpio dos Santos, nos anos de 1970.    Concluiu-se que a educação rural que se efetivou no município de Monte Alegre de Minas foi marcada pela precarização tanto no que se refere ao espaço físico, como na formação de professores. Privilegiou o ensino das primeiras letras e a propagação do ideário da ditadura civil militar. Por meio do estudo do local, foi possível estabelecer relações com o global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professor do Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal - FACIP.

Referências

APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

ARROYO, Miguel Gonzalez. CALDART, Roseli Salete. MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.) Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: _________. Magia e técnica, arte política. 5a Ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BESSA, Kelly Cristine F. O.; SOARES, Beatriz Ribeiro. Considerações sobre a dinâmica demográfica na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Caminhos de Geografia – Revista On-line. Junho, 2002.

BEZERRA NETO, Luiz. A educação rural no contexto das lutas do MST. In: ALVES, Gilberto Luiz. Educação no Campo: recortes no tempo e no espaço (Org.). Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

CARLOS, Ana Fanny. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.

CASSIN, Marcos; BOTIGLIERI, Mônica Fernanda. “Mundialização, o novo rural brasileiro e a educação”. In: LUCENA, Carlos (org.). Trabalho, Precarização e Emancipação Humana. Campinas: Alínea. 2008.

DUBY, Georges. A História cultural. In: J.P. RIOUX ET J.F. SIRINELLI (Orgs). Por uma história cultural. Lisboa: Editora Estampa, 1998, p. 403-408.

EARP, Fábio Sá; PRADO, Luiz Carlos. O milagre brasileiro: crescimento Acelerado, internacionalização e distribuição de renda 1967-1973. In: FERREIRA, Jorge, e DELGADO, Lucília A.(org.). O Brasil Republicano: o tempo da ditadura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

FLORES, Maria Marta Lopes. Escola Nucleada Rural: Histórico e Perspectivas (Catalão – GO, 1998 – 2000) Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, 2000.

GONÇALVES NETO, Wenceslau. Estado e planejamento: A agricultura nos planos de Governo no Brasil (1960-1980). História & Perspectivas. Nº 10, Jan/Jun. 1994.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução por Bernardo Leitão. –Campinas. Editora da UNICAMP, 2008.

LEITE, Sergio Celani. Escola Rural: urbanização e políticas educacionais . São Paulo. Cortez. 1999.

PORTELLI, Alessandro. História oral como gênero. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduação em História PUC-SP, São Paulo: EDUC, 1997.

SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes. Saberes e práticas de ensino de História em escolas rurais (um estudo no município de Araguari, MG, Brasil) Dissertação (Mestrado em Educação) . Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2007.

TOLEDO, Caio Navarro. 1964: O golpe contra as reformas e a democracia. In: REIS, Daniel Aarão, RIDENTI, MOTTA, Rodrigo Patto Sá (Orgs). O golpe e a ditadura militar quarenta anos depois (1964-2004). São Paulo, Edusc, 2004.

Downloads

Publicado

2013-12-21

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes. A EDUCAÇÃO RURAL NOS ANOS DE 1970: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE DE MINAS, MG, BRASIL. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 9, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rir.v2i15.27365. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/27365. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres