O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO IFNMG: PARA ONDE VAI O CURRÍCULO?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.26782Palavras-chave:
Currículo, Educação Profissional, Curso Técnico em Informática.Resumo
O texto apresenta uma análise a partir do Projeto do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFNMG/MG, Campus Januária, proposta política e pedagógica da integração entre educação básica e profissional na EJA, na perspectiva de desvelar a característica do currículo traçado pela instituição e seus atores. Nesse sentido, temos como referências diretrizes que defini a forma da educação profissional e tecnológica, a fim de compreender a lógica de sua organização e intencionaliade, utilizaram também as teorias críticas sobre o currículo na interpretação de: Frigotto, Ciavata, Ramos (2010); Bernstein (1994); Torres Santomé (1998); Gimeno Sacristán (2000); Silva (2011), entre outros. O artigo traz uma reflexão crítica sobre a proposta pedagógica, com foco principal na organização curricular do documento citado elaborado pelo corpo docente da instituição com o objetivo de apontar as suas metas educacionais. Trata-se de um currículo de tradição pedagógica voltada para dimensões técnicas com a finalidade de formar o indivíduo para atender o mercado de trabalho.
Downloads
Referências
APPLE, M. W. Ideologia e currículo. Porto Alegre; Artes Médicas, 2006.
BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.
______. Decreto n. 5154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o art.36 e os artigos 39 a 41 da Lei nº 9394/96. SENADO FEDERAL. Subsecretaria de Informações. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil.../decreto/D5154.htm>. Acesso em: 10 junho 2013.
GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
RAMOS, Marise N. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.). A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In:________. Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
RAMOS, Marise Nogueira. Currículo integrado. Revista Trabalho, Educação e Saúde, p. 77-81, 2006.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
TORRES SANTOMÉ. J. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.