O USO DE MODELOS MOLECULARES NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v10i2.26721Palavras-chave:
Ensino, Química, Modelo Molecular.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa desenvolvida no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, o projeto faz a interação do ensino de química orgânica, em temas como a classificação de carbonos e tipos de ligações químicas, pode ser desenvolvido com o uso de modelos moleculares. Este trabalho teve como objetivo principal a utilização de modelos moleculares para motivar alunos de ensino médio de cursos técnicos integrados na aprendizagem de química orgânica. A atividade foi organizada de tal forma que somente as turmas de 3º de Agrimensura e 3º de Informática tiveram acesso aos modelos moleculares e as turmas de 3º de Eletrotécnica e 3º de Edificações não tiveram acesso a esse recurso didático. Neste trabalho foi possível constatar que os alunos conseguem extrapolar os conceitos de modelos de ligações químicas usando o modelo molecular, mas para a nomenclatura de compostos orgânicos, esse método não se mostrou satisfatório.
Downloads
Referências
ATKINS, Peter. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Tradução técnica: Ricardo Bicca de Alencastro. 5 ed. – Porto Alegre, 2012.
BROWN, Theodore L. Química, a ciência central. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2005.
BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica. Volume 1. Trad. Débora Omena Futuro. 4ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
CARREIRA, Sérgio Leal. Apud CUNHA. A química orgânica no ensino secundário: percepções e propostas. Aveiro, 2006, 3 p.( Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade de Química). Disponível em: < http://ria.ua.pt/bitstream/10773/2967/1/2007001385.pdf >. Acesso em: 15 jan. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.