O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.26414Palavras-chave:
Modelagem matemática, Funções, Educação Matemática, Reciclagem.Resumo
No presente trabalho apresenta-se uma proposta de aplicação da técnica Modelagem Matemática para o Ensino Fundamental, especificadamente no 9° ano, onde o principal objetivo foi discutir aplicações de funções. Destacaram-se por meio deste artigo, alternativas para o ensino-aprendizagem de funções, no qual se estimulou o aluno a formular e analisar seus próprios modelos matemáticos obtidos por meio de um estudo de caso. Para utilizar esta técnica, trabalhou-se o tema reciclagem, de forma interdisciplinar, com as aulas de Geografia. Esta escolha, como será prontamente discutida em seções futuras deste trabalho, não foi por acaso e tornou-se ferramenta fundamental para se trabalhar o conteúdo de funções por intermédio da modelagem matemática. Mostrou-se através desta pesquisa, por meio da modelagem, que a aulas de matemática tornaram-se mais produtivas, aumentou o interesse dos alunos pela matemática e, por fim, os alunos envolvidos nesta pesquisa vivenciaram a importância da matemática escolar no que tange ao conteúdo de funções através da modelagem matemática. Além disso, foi possível observar significativas mudanças no processo de ensino e aprendizagem nesta série do ensino fundamental através de alterações na prática pedagógica docente, pois houve melhoras significativas nas médias dos alunos envolvidos na pesquisa.
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