O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Elenilson de Vargas Fortes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Airton Wagner de Souza Junior
  • Ana Maria Libório de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.26414

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Funções, Educação Matemática, Reciclagem.

Resumo

No presente trabalho apresenta-se uma proposta de aplicação da técnica Modelagem Matemática para o Ensino Fundamental, especificadamente no 9° ano, onde o principal objetivo foi discutir aplicações de funções. Destacaram-se por meio deste artigo, alternativas para o ensino-aprendizagem de funções, no qual se estimulou o aluno a formular e analisar seus próprios modelos matemáticos obtidos por meio de um estudo de caso. Para utilizar esta técnica, trabalhou-se o tema reciclagem, de forma interdisciplinar, com as aulas de Geografia. Esta escolha, como será prontamente discutida em seções futuras deste trabalho, não foi por acaso e tornou-se ferramenta fundamental para se trabalhar o conteúdo de funções por intermédio da modelagem matemática.  Mostrou-se através desta pesquisa, por meio da modelagem, que a aulas de matemática tornaram-se mais produtivas, aumentou o interesse dos alunos pela matemática e, por fim, os alunos envolvidos nesta pesquisa vivenciaram a importância da matemática escolar no que tange ao conteúdo de funções através da modelagem matemática. Além disso, foi possível observar significativas mudanças no processo de ensino e aprendizagem nesta série do ensino fundamental através de alterações na prática pedagógica docente, pois houve melhoras significativas nas médias dos alunos envolvidos na pesquisa.

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Biografia do Autor

Elenilson de Vargas Fortes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestre em matemática pela Universidade de Brasília e Professor do Instituto Federal de Educação ciência e Tecnologia de Goiás.

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Publicado

2014-02-04

Como Citar

FORTES, Elenilson de Vargas; DE SOUZA JUNIOR, Airton Wagner; DE OLIVEIRA, Ana Maria Libório. O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 9, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rir.v2i15.26414. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/26414. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres