O SENTIDO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Algumas reflexões

Autores

  • Jose Silvio Oliveira Universidade Federal de Goiás - Campus Jatái
  • Renata Silva Pamplona

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.25884

Palavras-chave:

Educação, cultura, práxis produtiva dos saberes.

Resumo

RESUMO O presente texto tem como objetivo pensar a natureza da educação na contemporaneidade. Busca-se estabelecer possíveis relações desse conceito com o sentido da práxis pedagógica na escola, que implica diretamente no processo formativo do/a professor/a e do/a aluno/a. Esse processo muitas vezes tem resumido numa avalanche produtiva de textos e artigos, livros e revista, teses e dissertações, saberes e conhecimentos que descaracterizam o fazer do/a professor/a e do/a aluno/a. Em detrimento da cultura e da verdadeira formação humana o viés investigativo elucida, a partir de alguns princípios constitucionais, a relação entre esse fazer pedagógico que se tornou profundamente mercadológico. Os congressos, os eventos, os encontros, os colóquios, são lócus de venda e troca de saberes e conhecimentos reeditados e publicizados nos milhares e milhares de periódicos impressos e eletrônicos do mundo midiático.  É nesse emaranhado de sutilezas, muitas vezes esvaziadas de sentido, que tem se dado o entendimento da relação pedagógica, da escola e da educação.

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Biografia do Autor

Jose Silvio Oliveira, Universidade Federal de Goiás - Campus Jatái

Professor do Curso de Pedagogia do Campus Jataí da UFG, Mestre em Educação Brasileira pela FE/UFG. Professor da discisplina de Filosofia da Educação. Área de Pesquisa em que atua: Cultura e Processos Educacionais. Coordenador do Projeto de criação e fundação da Revsita Itinerarius Reflectionis  cuja versão impressa foi publicada em 2003, ISSN 1679-2009. no ano de 2004 cria também a versão online. Entre os anos 2005 e 2007 coordenou o Curso de Pedagogia CAJ/UFG. Atualmete participapa do Projeto de Pesquisa Aplicação, reprodução e disseminação de sementes de milho crioulo e implantação de um banco de sementes: estratégia para autonomia de agricultores familiares em Jataí (GO)”. Coordenou o projeto do IV Simpósio de Educação do Centro Oeste Goiano, publicou varios artigos em períodicos e revistas especializadas na area educacional. 

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Publicado

2013-08-14

Como Citar

OLIVEIRA, Jose Silvio; PAMPLONA, Renata Silva. O SENTIDO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Algumas reflexões. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 9, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rir.v1i14.25884. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/25884. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres