O SENTIDO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.25884Palavras-chave:
Educação, cultura, práxis produtiva dos saberes.Resumo
RESUMO O presente texto tem como objetivo pensar a natureza da educação na contemporaneidade. Busca-se estabelecer possíveis relações desse conceito com o sentido da práxis pedagógica na escola, que implica diretamente no processo formativo do/a professor/a e do/a aluno/a. Esse processo muitas vezes tem resumido numa avalanche produtiva de textos e artigos, livros e revista, teses e dissertações, saberes e conhecimentos que descaracterizam o fazer do/a professor/a e do/a aluno/a. Em detrimento da cultura e da verdadeira formação humana o viés investigativo elucida, a partir de alguns princípios constitucionais, a relação entre esse fazer pedagógico que se tornou profundamente mercadológico. Os congressos, os eventos, os encontros, os colóquios, são lócus de venda e troca de saberes e conhecimentos reeditados e publicizados nos milhares e milhares de periódicos impressos e eletrônicos do mundo midiático. É nesse emaranhado de sutilezas, muitas vezes esvaziadas de sentido, que tem se dado o entendimento da relação pedagógica, da escola e da educação.
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