EDUCAÇÃO E COMPUTADORES: Os softwares educacionais, um novo estilo educativo em busca de um novo paradigma.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.22366Palavras-chave:
Educação infantil, ensino-aprendizagem, software educacional.Resumo
Este artigo tem como objetivo sintetizar sobre a explanação da diversidade de programas educacionais que podem auxiliar o professor no processo de ensino, mais precisamente na educação infantil. As novas formas de ensinar o aluno, de maneira lúdica e prazerosa, os software nos perpassam novos caminhos para facilitar o ensino na fase infantil. O enfoque maior desse estudo está voltado para a criança com déficit de aprendizagem, que utilizando os novos recursos tecnológicos, os softwares educacionais, tornam-se uma poderosa ferramenta de ensino/aprendizagem facilitando o trabalho do professor e buscando recuperar a autoestima destas crianças.
Downloads
Referências
BANDÃO, E. J.R; Teixeira, A. C. Software educacional o complexo domínio dos multimeios. Passo Fundo, RS. Material didático. Universidade de Passo Fundo, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998, Vol1, p. 23.
GRANDES PENSADORES. Revista Nova Escola Especial. São Paulo. Edição Especial, Nº 19, julho de 2008. p. 32.
LUCENA, M. F.P. O uso das tecnologias da informática para o desenvolvimento da educação. Publicação Técnicas. Rio de Janeiro: COPPE Sistemas/UFRJ, jul 1994. (ES-301/94).
LÉVY, Pierre.Cibercultura. São Paulo: Ed. 34 Ltda. 1999 p. 37.
MACHADO, Izaltina de Lurdes - Educação Montessori - de um homem novo para um mundo novo - Editora . Pioneira-Thompson, São Paulo, 1ª. ed.
MENDES, M.E. O paradigma de hipertexto e o processo de ensino/aprendizagem: uma relação promissora. Tese de mestrado, Coordenação de programas de Pós-graduação e Engenharia COPPE/UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1992.
PADILHA, A. M. O que fazer para não excluir Davi, Hilda, Diogo... In: GÓES, M.
C. R.; LAPLANE, A.L. F. (orgs.). Políticas e práticas de educação 22 inclusiva. Campinas: Autores Associados, 2004.
SAVIANE, Demerval. Pedagogia histórico-crítica:primeiras aproximações. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1992.
___. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1993.
TAJRA, S. F. Informática na educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. Dissertação de Mestrado. 2.ed. São Paulo, Ed. Érica, 2000.
VYGOTSKU, L.S. A Formação social da mente. São Paulo. Martins Fontes, 1984.
VALENTE, José Aramando Valente. Por quê o computador na educação? Brasília: Ministério da Educação, 2008, Disponível em:<http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_21245 Acesso em: 05 dezembro 2012.>
VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. São
Paulo: Núcleo UNICAMP, 1999. Disponível em:
<http://www.proinfo.mec.gov.br/upload/biblioteca/111.zip Acesso em: 05 dezembro 2012>
VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1998. p. 149.
VICCARI, Rosa Maria & Giraffa,L. Sistemas tutores inteligentes: abordagem tradicional X abordagem de agentes. XIII SBIA, Curitiba, PR, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.