GRUPOS DE ENCONTRO COM MORADORES DE RUA DA CIDADE DE JATAÍ-GO: UMA EXPERIÊNCIA PSICODRAMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i10.1178Palavras-chave:
Moradores de rua, Psicodrama, AutonomiaResumo
O trabalho descreve a promoção de grupos de encontro semanais realizados durante um ano com público alvo de moradores de rua e pessoas em situação de risco social da cidade de Jataí-GO. Os encontros foram planejados adotando-se a metodologia do Psicodrama que permitiu a leitura do processo grupal bem como ferramentas técnicas para as intervenções. A natureza do trabalho é de extensão com a participação de um docente e seis discentes, tendo como um dos objetivos a aproximação dos alunos com a realidade da cidade. Outro foco adotado foi a criação de um espaço para reflexão e trocas de experiências com o foco na promoção da autonomia da população atendida. Observamos uma transformação do grupo que, no início se comportava de modo fechado e resistente. O vínculo de confiança entre a equipe e o grupo foi construído e importantes trocas de experiências entre eles foram sendo tecidas. Um crescente processo de responsabilização pela própria vida foi um resultado importante observado entre os membros do grupo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-09-26
Como Citar
VIEIRA, Érico Douglas; ASSIS, Bárbara Maria; SILVA, Denice; MEIRA, Fernanda Silva de; ROCHA, Zelia. GRUPOS DE ENCONTRO COM MORADORES DE RUA DA CIDADE DE JATAÍ-GO: UMA EXPERIÊNCIA PSICODRAMÁTICA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 7, n. 2, p. DOI 10.5216/rir.v1i10.1178, 2012. DOI: 10.5216/rir.v1i10.1178. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20449. Acesso em: 9 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.