SEI QUE EXISTE, MAS NÃO QUERO VER: O PRECONCEITO COM CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i10.1166Palavras-chave:
preconceito, educação infantil, diversidade culturalResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Pedagogia. Foi pensado ao longo do curso, mas, especialmente durante as atividades de práticas na disciplina de Estágio em Educação Infantil e Anos Inicias I e II, realizado em instituições de Educação Infantil (EI) na cidade de Jatai-Goiás. Tem como objetivos compreender como tem se constituído a inserção da criança negra nas instituições de EI jataiense; identificar existência ou não preconceitos em relação a criança negra nessa etapa de educação; verificar atitudes e comportamentos de socialização entre crianças negras e demais crianças da turma, corpo docente e demais funcionários da instituição. Inicialmente fizemos um estudo da produção bibliográfica sobre a inserção da criança negra em diferentes instituições de EI; desenvolvemos também observações em duas instituições de EI para verificar se existiam ou não preconceitos com as crianças nestas instituições, observando as atitudes entre as crianças, entre os adultos e as crianças em relação a algum tipo de preconceito racial. A pesquisa que serviu de base no presente trabalho teve abordagem qualitativa, visto que esta se preocupou com um nível de realidade que não podia ser quantificado. Trabalhamos com um universo de significações, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que correspondia a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podiam ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Os autores que embasam esta pesquisa foram: Borges Pereira (1987); Cavalleiro (2003, 2009); Jesus (2006); Trinidad (2009), dentre outros.
PALAVRAS-CHAVE: preconceito, educação infantil, diversidade cultural
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