A ATUALIDADE DA METODOLOGIA ANARQUISTA DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DO CONSTRUTIVISMO E DA PÓS-MODERNIDADE

Autores

  • Juliana Guedes dos Santos Marconi Universidade Federal de São Carlos e Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira
  • Luiz Bezerra Neto Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i10.1144

Palavras-chave:

Anarquismo, Construtivismo, metodologia educacional

Resumo

Sem a pretensão de comparar ou fazer aproximações entre as educações proferidas e defendidas pelos anarquistas e qualquer outra nos dias atuais, busca-se neste texto refletir acerca da atualidade da metodologia anarquista de educação a partir da análise desta em relação às teorias construtivistas de educação. O texto inicia com a explanação acerca das teorias que compõem o caminho histórico desde meados do século XVIII, quando o anarquismo começa a dar os primeiros passos, até o início do século XXI, quando despontam as teorias pós-modernas de educação. Com relação ao anarquismo, lida-se aqui com as vertentes que mais explicitam o idealismo contemporâneo de seu desenvolvimento já que sugerem a educação como ferramenta principal de transformação social. Em seguida, trata-se da disseminação de tais teorias educacionais no Brasil e da chegada dos ideais escolanovistas no país, contemporaneamente ao fechamento das instituições paulistas de educação anarquista. A evolução dos ideais escolanovistas para o construtivismo permite a continuidade da trajetória desembocando, por fim, em uma breve análise da atual transição para as teorias pós-modernas de educação. Esse caminho permitiu o levantamento de cinco categorias que evidenciam a presença dos ideais anarquistas de educação no contexto brasileiro atual, sendo a) A psicologia infantil e o foco no indivíduo; b) A relação entre jogo e trabalho; c) A experiência como atividade fundamental no processo educativo; d) A importância do meio social e/ou comunitário; e) O papel do educador. No caminhar do século XVIII ao XXI, espera-se, portanto, incitar a discussão sobre a atualidade da metodologia anarquista de educação, mostrando que o passado faz-se cada vez mais presente no cenário educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-08-17

Como Citar

GUEDES DOS SANTOS MARCONI, Juliana; BEZERRA NETO, Luiz. A ATUALIDADE DA METODOLOGIA ANARQUISTA DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DO CONSTRUTIVISMO E DA PÓS-MODERNIDADE. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 7, n. 2, p. DOI 10.5216/rir.v1i10.1144, 2011. DOI: 10.5216/rir.v1i10.1144. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20429. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres