A ATUALIDADE DA METODOLOGIA ANARQUISTA DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DO CONSTRUTIVISMO E DA PÓS-MODERNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i10.1144Palavras-chave:
Anarquismo, Construtivismo, metodologia educacionalResumo
Sem a pretensão de comparar ou fazer aproximações entre as educações proferidas e defendidas pelos anarquistas e qualquer outra nos dias atuais, busca-se neste texto refletir acerca da atualidade da metodologia anarquista de educação a partir da análise desta em relação às teorias construtivistas de educação. O texto inicia com a explanação acerca das teorias que compõem o caminho histórico desde meados do século XVIII, quando o anarquismo começa a dar os primeiros passos, até o início do século XXI, quando despontam as teorias pós-modernas de educação. Com relação ao anarquismo, lida-se aqui com as vertentes que mais explicitam o idealismo contemporâneo de seu desenvolvimento já que sugerem a educação como ferramenta principal de transformação social. Em seguida, trata-se da disseminação de tais teorias educacionais no Brasil e da chegada dos ideais escolanovistas no país, contemporaneamente ao fechamento das instituições paulistas de educação anarquista. A evolução dos ideais escolanovistas para o construtivismo permite a continuidade da trajetória desembocando, por fim, em uma breve análise da atual transição para as teorias pós-modernas de educação. Esse caminho permitiu o levantamento de cinco categorias que evidenciam a presença dos ideais anarquistas de educação no contexto brasileiro atual, sendo a) A psicologia infantil e o foco no indivíduo; b) A relação entre jogo e trabalho; c) A experiência como atividade fundamental no processo educativo; d) A importância do meio social e/ou comunitário; e) O papel do educador. No caminhar do século XVIII ao XXI, espera-se, portanto, incitar a discussão sobre a atualidade da metodologia anarquista de educação, mostrando que o passado faz-se cada vez mais presente no cenário educacional.Downloads
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Publicado
2011-08-17
Como Citar
GUEDES DOS SANTOS MARCONI, Juliana; BEZERRA NETO, Luiz. A ATUALIDADE DA METODOLOGIA ANARQUISTA DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DO CONSTRUTIVISMO E DA PÓS-MODERNIDADE. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 7, n. 2, p. DOI 10.5216/rir.v1i10.1144, 2011. DOI: 10.5216/rir.v1i10.1144. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20429. Acesso em: 9 nov. 2024.
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Artigos Livres
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