A FILOSOFIA, CRIAÇÃO DE CONCEITOS E A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Autores

  • José Silvio Oliveira Campus Jataí/UFG
  • Náfren Ferreira Lima Campus Jataí/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i5.508

Resumo

RESUMO: Este artigo propõe expor algumas idéias que possam contribuir com debate, com as análises da necessidade da criação de conceitos, sobretudo no mundo educacional, em que grande parte, os conceitos muitas vezes tem um sentido vulgarizado e efêmero quando se trata da sociedade capitalista. Para expor as idéias, partiremos de uma reflexão investigativa filosófica, levantando questionamentos acerca  do sentido da filosofia no mundo contemporâneo, em que pela forte ideologia dominante capitalista, o conceito acaba servindo para determinantes econômicos, uma vez que esquecemos de aprofundar cada conceito, eis então a tarefa da filosofia, fugir da aparência e buscar a essência dos pensamentos, dos conceitos. Por meio da pesquisa bibliográfica pautada em Deleuze, Guatarri (2004), Granger, 1989, Chatelêt (1995), Bolda, (1994) (Horkheimer, 2000), Oliveira (2004), buscou-se problematizar e compreender o que é conceito, e sua finalidade filosófica. Num primeiro momento analisaremos o conceito de filosofia, partindo da história da filosofia, sua origem, os horizontes da reflexão: antigo, médio e moderno. Posteriormente iremos refletir a noção de conceito a partir de uma reflexão entre filosofia e educação. Finalizaremos a reflexão pensando alguns determinantes históricos, apontando para as tendências atuais do sentido da filosofia.

 

Palavras-chave: filosofia, conceito e educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, José Silvio; LIMA, Náfren Ferreira. A FILOSOFIA, CRIAÇÃO DE CONCEITOS E A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 4, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/rir.v2i5.508. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20420. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres