A FILOSOFIA, CRIAÇÃO DE CONCEITOS E A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i5.508Resumo
RESUMO: Este artigo propõe expor algumas idéias que possam contribuir com debate, com as análises da necessidade da criação de conceitos, sobretudo no mundo educacional, em que grande parte, os conceitos muitas vezes tem um sentido vulgarizado e efêmero quando se trata da sociedade capitalista. Para expor as idéias, partiremos de uma reflexão investigativa filosófica, levantando questionamentos acerca do sentido da filosofia no mundo contemporâneo, em que pela forte ideologia dominante capitalista, o conceito acaba servindo para determinantes econômicos, uma vez que esquecemos de aprofundar cada conceito, eis então a tarefa da filosofia, fugir da aparência e buscar a essência dos pensamentos, dos conceitos. Por meio da pesquisa bibliográfica pautada em Deleuze, Guatarri (2004), Granger, 1989, Chatelêt (1995), Bolda, (1994) (Horkheimer, 2000), Oliveira (2004), buscou-se problematizar e compreender o que é conceito, e sua finalidade filosófica. Num primeiro momento analisaremos o conceito de filosofia, partindo da história da filosofia, sua origem, os horizontes da reflexão: antigo, médio e moderno. Posteriormente iremos refletir a noção de conceito a partir de uma reflexão entre filosofia e educação. Finalizaremos a reflexão pensando alguns determinantes históricos, apontando para as tendências atuais do sentido da filosofia.
Palavras-chave: filosofia, conceito e educação.
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