REVISITANDO A LITERATURA DO SUDOESTE GOIANO: INTERFACES ENTRE O ENSINO DE HISTÓRIA E A ESCRAVIDÃO

Autores

  • Murilo Borges Silva UFG/PUC-GO

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i7.935

Palavras-chave:

Literatura, escravidão e ensino de História

Resumo

Este trabalho surgiu a partir da confecção de outro texto, que no momento propunha a discussão sobre a escravidão na região de Jataí por meio da literatura. A partir de então entendemos que a literatura poderia nos servir como uma importante fonte histórica, principalmente em uma região onde há uma inevitável ausência de fontes documentais, o que acaba por gestar lacunas na história da região. Dessa forma, compreendemos que  a obra Pioneiros, de Basileu Toledo França, pode nos servir como um importante suporte didático no ensino de História. Esse estudo, portanto, propõe-se a discutir os limites e possibilidades do uso da literatura no ensino de história, utilizando como recorte a temática da escravidão.

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Biografia do Autor

Murilo Borges Silva, UFG/PUC-GO

Professor do curso de História da UFG/Jataí. Trabalha com ensino de História, educação e diversidade etnico-racial.

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Publicado

2010-03-26

Como Citar

SILVA, Murilo Borges. REVISITANDO A LITERATURA DO SUDOESTE GOIANO: INTERFACES ENTRE O ENSINO DE HISTÓRIA E A ESCRAVIDÃO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 5, n. 2, 2010. DOI: 10.5216/rir.v2i7.935. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20391. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres